LUDUTOPIA

segunda-feira, 13 de abril de 2015

"A Prova do Ferro", de Holly Black & Cassandra Clare


Título original: The Iron Trail
Autoras: Holly Black e Cassandra Clare
Ilustrador: Scott Fischer
Editora: Planeta
Nº de páginas: 319

Sinopse:
A maior parte dos miúdos faria qualquer coisa para passar na Prova do Ferro. Mas não Callum Hunt. Callum quer falhar. O pai ensinou-o a desconfiar da magia e explicou-lhe que o Magisterium, a escola onde os aprendizes de Magos são treinados, é uma armadilha fatal. Callum tenta fazer o seu melhor para ser o pior de todos os candidatos - mas não consegue falhar.
Superada a Prova do Ferro, não lhe resta outra opção, senão entrar para o primeiro de cinco anos de aprendizagem no Magisterium - um lugar povoado de memórias e de abismos, onde a herança negra do passado nunca está longe e o futuro é um caminho sinuoso na direcção da verdade. A Prova do Ferro foi apenas o início, porque o verdadeiro teste ainda está para vir...


Opinião:
Intitulado por muitos como a cópia de "Harry Potter", o primeiro livro da saga "Magisterium", de facto, não traz quase nada de novo, apenas ideias recicladas de outras obras. Ora vejamos, apesar do prólogo despertar um interesse absurdo por causa da arrepiante última frase, todo o entusiasmo morre no decorrer da leitura, principalmente nos primeiros capítulos, devido à semelhança com "Harry Potter". "A Prova do Ferro" conta-nos a história de Callum, um pequeno mago, que entra no Magisterium, uma escola para aprendizes de magia. Uma vez lá dentro, vai aprender a dominar a magia dos elementos e entrar em aventuras com os seus dois melhores amigos e descobrir mais acerca do seu passado. Só por isto já dá para perceber as semelhanças com a saga da J. K. Rowling. Claro que, apesar de tanta coisa igual, Holly Black e Cassandra Clare, tentaram diferenciar-se um pouco, criando um género de magia que tem por base os elementos da natureza, e isso faz com que a estrutura da escola seja diferente de Hogwarts. Para além disso, a personalidade do trio protagonista, Callum, Aaron e Tamara, é diferente da do Harry, Ron e da Hermione. Mas isto não significa que o que as autoras criaram algo que seja, de facto, novo, porque poderes baseados nos elementos da natureza já vimos na série e nos livros de "Avatar: The Last Airbender" e, segundo o que já li por aí, a personalidade do trio é semelhante à das personagens de "Percy Jackson".
O grande momento da história acontece quando nos é revelado um pouco das origens de Callum. Confesso que fiquei de boca aberta e bastante surpreso com a revelação, mas a explicação da mesma foi como uma chapada na cara. Só faltaram mesmo os 7 horcruxes! Enfim, aí o pouco entusiasmo que tinha morreu.
A "profecia" criada por um Devorado, em que sugere que um vai morrer, um já está morto e outro vai falhar é muito fácil de prever quem são essas pessoas, já que o papel do trio na história está bastante vincado. Eu já tenho as minhas teorias criadas! Partilhem as vossas, caso as tenham. Uma coisa que me intrigou bastante foi o Alex que, a certo momento, contou ao Callum que eram iguais, salvo erro. Quem ler o livro poderá perceber que o Alex pode estar relacionado com a grande revelação deste volume, ou então sou eu que estou a viajar demasiado. Espero que não, porque a teoria que criei poderia trazer algo novo!
Nota-se que ainda há muito por descobrir, mas este é apenas o primeiro livro de uma saga de cinco, em que acredito piamente que vá conquistar e ser mais original do que, superficialmente, aparenta ser. "A Prova do Ferro" tentou surpreender o leitor, mas pecou por ser demasiado igual ao que já há.


Classificação:

Sem comentários:

Enviar um comentário