LUDUTOPIA

terça-feira, 14 de abril de 2015

"As Dez Figuras Negras", de Agatha Christie


Título original: And Then There Were None
Autora: Agatha Christie
Editora: Asa
Nº de páginas: 190

Sinopse:
Dez desconhecidos que aparentemente nada têm em comum são atraídos pelo enigmático U. N. Owen a uma mansão situada numa ilha da costa do Devon. Durante o jantar, a voz do anfitrião invisível acusa cada um dos convidados de esconder um segredo. Nessa mesma noite um deles é assassinado. A tensão aumenta à medida que os sobreviventes se apercebem de que não só o assassino se encontra entre eles como se prepara para atacar uma e outra vez...
O que se segue é uma obra-prima de terror. À medida que cada um dos hóspedes é brutalmente assassinado, as suas mortes vão sendo "celebradas" através do desaparecimento de uma vez de dez estátuas, as "dez figuras negras". Quantas vão restar? Quem ficará para um dia contar o que verdadeiramente se passou naquela ilha?


Opinião:
Dez pessoas, aparentemente desconhecidas e cada uma com os seus segredos, são enviadas para uma ilha para pagarem pelos seus pecados... Através de brutais assassinatos. A premissa do livro parece bastante simples e, de facto, é. Contudo, a escrita da autora, à qual no início foi difícil de me adaptar, deu um outro brilho a toda a história da Ilha do Negro. Adorei o facto de ter sido apresentado individualmente cada personagem antes de chegarem à ilha. Isso levou a que eu os julgasse de imediato, devido às suas ações e pensamentos durante a viagem. Louco como sou por teorias, comecei logo a criar as minhas em relação ao possível assassino e a quem sobreviveria. Confesso que estava a meio do livro e a pensar que já tinha descoberto o autor de todos aqueles crimes, até chegar às últimas páginas e surprise bitch. Aquele final! Oh gente, aquele final é de ficar espantando. Pensei em mil assassinos, mas nunca me passou pela cabeça que fosse quem foi. Nunca em tempo algum suspeitei sequer de tal pessoa.
Foi o meu primeiro contacto com a obra de Agatha Christie e não podia ter escolhido melhor livro para começar. Surpreendi-me bastante! Um livro bastante curto e muito rápido de se ler, que me deixou realmente boquiaberto. Tornou-se um dos meus livros favoritos de sempre! Certamente que pretendo continuar a ler outras obras da autora.
A edição do livro é bastante caprichada: capa dura e com uma imagem relacionada com a história, diagramação excelente e com uma biografia da autora logo nas primeiras páginas. A Asa esmerou-se! Sem dúvida que pretendo comprar os restantes livros da coleção "Os Favoritos de Agatha Christie".

Classificação:

2 comentários:

  1. Estava a explorar o teu blogue e deparei-me com este separador. Dei logo de caras com a review deste livro e tive imediatamente de ler, uma vez que "As Dez Figuras Negras" também foi o primeiro livro que li da autora Agatha Christie! Ela é fantástica neste género de histórias... escreve realmente bem e cativa o leitor. Embora não seja o meu género literário favorito, gostei bastante deste livro e ainda o guardo na minha estante ;) a propósito, não sei se já leste, mas aqui vai uma sugestão: "O Bom Inverno" de João Tordo. É um livro estupendo e, de certa forma, relembra-me a história de "As Dez Figuras Negras". Acho que ias gostar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Wendy ^.^ Obrigado pela sugestão! Eu adorei a minha primeira experiência com Agatha Christie. Espero ler mais sobre a autora em breve! :D

      Eliminar