LUDUTOPIA

quarta-feira, 22 de abril de 2015

"Maze Runner - Correr ou Morrer", de James Dashner


Título original: The Maze Runner
Autor: James Dashner
Editora: Editorial Presença
Nº de páginas: 400

Sinopse:
Quando desperta, não sabe onde se encontra. Sons metálicos, a trepidação, um frio intenso. Sabe que o seu nome é Thomas, mas é tudo. Quando a caixa onde está para bruscamente e uma luz surge do teto que se abre, Thomas percebe que está num elevador e chegou a uma superfície desconhecida. Caras e vozes de rapazes, jovens adolescentes como ele, rodeiam-no, falando entre si. Puxam-no para fora e dão-lhe as boas vindas à Clareira. Mas no fim do seu primeiro dia naquele lugar, acontece algo inesperado - a chegada da primeira e única rapariga, Teresa. E ela traz uma mensagem que mudará todas as regras do jogo.


Opinião:
"Imperdível para os fãs de Os Jogos da Fome" foi assim que a Editorial Presença descreveu o livro para conquistar os leitores, mas as trilogias pouco têm em comum. Sendo The Hunger Games bem superior a The Maze Runner, a segunda obra peca pelo excesso de explicação dos acontecimentos, tornando-a pouco apelativa à imaginação do leitor, mas deixa uma grande questão em aberto que eu espero ver a resposta no próximo volume. Contudo, não deixa de ser um livro divertido de se ler, principalmente pela relação do protagonista, Tom, com Chuck, o mais novo do grupo. Gostei bastante de acompanhar a evolução dessa amizade, bem como a coragem e perseverança de Tom. Foram esses os aspectos que me fizeram gostar dele, já que acompanhar a sua falta de conhecimento em relação ao mundo que o rodeava chegou a ser chato. Cheguei a ter pena do desgraçado e raiva para com os outros que não lhe explicavam nada, mas o Chuck salvou tudo <3 Outro ponto positivo da obra, foram as origens dos nomes dos personagens. Bastante criativo!
Depois de ter lido o livro, resolvi espreitar o filme e fiquei bastante chateado com que vi. Não me refiro às atuações, nem a questões técnicas, mas sim ao argumento. Simplificaram o que já é bastante simples e transformaram a personagem Teresa numa inútil ambulante. Ela só serviu para fazer par romântico com o Tom, porque de resto pouco fez. Tê-la ou não no filme, não mudaria em nada o rumo da história. Pelo contrário, no livro, a Teresa foi fundamental para iniciar todo os acontecimentos ocorridos e despertar o Tom para o perigo em que se encontravam, colocando-o sempre num alerta iminente acerca das suas origens.

P.S.: Eu não shippo Tom + Teresa. Eu shippo Tom + Chuck <3



Classificação:

2 comentários:

  1. Eu já li a trilogia toda e continuo a detestar a Teresa, mas gostei do fim que a personagem teve. =P
    E concordo contigo a 100%, a personagem dela no filme não serviu para nada. E também não shippo ela com o Tom enquanto casal.
    Não sei se sabes mas este ano vai sair o quarto volume de Maze Runner, "Ordem de Extermínio" que conta a história de como a CRUEL e o labirinto foram criados.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Yeeeey alguém que concorda comigo! A Teresa, nos filmes, é mesmo inútil! Eu ainda não li tudo, falta-me "A Cura Mortal". Pretendo comprá-lo em breve :D
      Sim, eu já conhecia a existência desse volume, mas como não faz parte da história principal, pensei que não fossem publicar em Portugal. Sendo assim, é mais um para a lista ;_; Acho que ainda há outro, chamado Arquivos, ou algo do género :p

      Eliminar