LUDUTOPIA

sábado, 27 de junho de 2015

#LoveWins


É oficial, os E.U.A. legalizaram o casamento entre pessoas do mesmo sexo em TODOS os Estados. Para um país que ainda adere à pena de morte, é um grande avanço. Gostei bastante da internet ter ficado rainbow, desde marcas que mudaram as cores dos seus logos, como pessoas a felicitar este marco na história. Não que tenha sido o primeiro país, mas como potência que é, já estava na altura. 

Claro que com isto surgiram comentários homofóbicos e outros sem noção:
1. "Eu queimo-me se legalizarem isso", feito por um padre. Morre, Satanás, morre!
2. "Nós divorciamo-nos", feito por um casal hetero. Força, amigos!
3. "Eu mudo-me para o Canadá", feito por vários americanos. É pena que no Canadá já seja legal casar com alguém do mesmo sexo há 10 anos, não é verdade?

Gente ignorante é o que é! Como se não bastasse, ainda li que quem defende gays é porque também o é. Prefiro defender os direitos do ser humano do que a ignorância de alguns!


Para quem não sabe, eu ando a tirar uma formação e, um certo dia, um dos tópicos em discussão foram os estereótipos. A meio da aula começaram a falar da adopção por casais do mesmo sexo e isso foi assunto para gerar um burburinho na sala. Três pessoas (pelo menos aquelas que falaram) eram do contra, ao contrário da restante turma que apoiava a legalização. A certa altura um dos contra, comentou que os gays querem impor a condição deles aos heteros. Nunca vi tanta insegurança em relação à sua orientação sexual! Juro que me apeteceu comentar "Se nem uma gaja te pega, quanto mais um gajo!", mas calei-me e apenas observei o ignorante em questão. Depois, um outro, comentou que "o casamento deve ser entre homem e mulher, é o natural". Mas custa muito entender que nem toda a gente gosta de mexilhão? Há quem goste de chouriço! Há quem goste dos dois e até há quem não goste de nenhum.

O auge da ignorância é quando alguém introduz a religião e a pedofilia em temas como a homossexualidade, para justificar qualquer opinião contra a comunidade LGBT. São assuntos totalmente diferentes, mas que ainda há quem não consiga distingui-los! "Se vão legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo, porque não entre crianças e adultos?" Oi? "Os gays não têm direitos nenhuns, diz na Bíblia!" Parece-me que alguém não sabe ler!

Independentemente da orientação sexual, cor, religião ou o que for, TODAS as pessoas devem ter os mesmos direitos. Claro que a legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo não vai acabar com a homofobia (o racismo e machismo ainda existem, não é verdade?), mas contribuirá para uma coisa: a felicidade de muitas pessoas que se amam. E quem sabe se se deixe de falar em casamento gay, para se chamar apenas casamento. Já chega de rótulos! Somos todos iguais perante a lei!

6 comentários:

  1. Há pessoas que nem entendem que somos iguais perante a lei. Como disseste, existe muita insegurança. Muito medo em deixar de olhar para o vizinho. Se eles não entendem estas questões, eu também nunca os vou entender a eles e ao julgamento absurdo que carregam. love wins!

    Isa,
    http://isamirtilo.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Partilho da mesma opinião que tu! Adorei o texto com alguns pontos cómicos mas sério.

    ResponderEliminar
  3. Vou deixar aqui uma citação de Ricky Gervais, que na minha opinião resume perfeitamente a minha opinião em relação a este assunto (e o quão estúpido é sequer haver discussão em relação a uma coisa tão natural como duas pessoas quererem oficializar a sua união... Quando duas pessoas se amam - independentemente do género/orientação sexual - tem todo o direito de se casarem apenas por serem seres humanos que se amam e que consentem tal união:

    "Same sex marriage isn't gay privilege, it's equal rights. Privilege would be something like gay people not paying taxes. Like churches don't."

    - Carla

    ResponderEliminar
  4. Olá,
    Infelizmente existem muitas pessoas que não sabem aceitar a diferença, estão habituadas a viver enjauladas num mundinho de preconceitos e quando algo muda para melhor elas são como os animais que usam palas só vêem para a frente e não alargam horizontes. Quando as pessoas de amam não têm género são somente pessoas que se amam e se respeitam nesse amor, se todos aceitassem o amor assim havia menos infelicidade nos casamentos ditos "normais".
    Ainda bem que tocaste neste tema tão premente que merece ser focado e falado muitas e muitas vezes.
    Mas agora também deviam acabar com a pena de morte e deviam legalizar a adopção nos casais homossexuais, pois eles também têm direito a ter filhos.
    Beijinhos e boa semana.

    ResponderEliminar
  5. Olá Ludgero!
    Agora já percebi porque é que quando, no fds, entrei de "fugida" no fb, haviam montes de fotos de perfil coloridas. (ok, sou um bocado despistada e estive bastante ausente na net nos últimos dias).
    Concordo com o teu comentário! E infelizmente ainda há muito preconceito.
    Beijinhos

    ResponderEliminar