LUDUTOPIA

domingo, 14 de junho de 2015

Sense8 só não é melhor por pura preguiça


A Netflix lançou recentemente uma nova série que já está a causar furor pela internet. Toda a gente sabe que esta empresa é conhecida pela sua qualidade nas séries exclusivas, como em "Orange Is The New Black", "House of Cards" e "Daredevil". Portanto, "Sense8" não foi excepção.

Criada pelos irmãos Wachowski, criadores dos filmes "Matrix" e "Cloud Atlas", a série apresenta-nos algo único: a conexão entre pessoas. Atenção, não quero dizer que esse assunto esteja a ser abordado pela primeira vez em televisão! Já foi explorado em "Touch", mas por uma vertente totalmente diferente. Em "Sense8", existe um grupo de oito pessoas espalhadas pelo mundo que conseguem ver-se umas às outras, sentir e ver o que o outro sente, ou seja, estão ligados mentalmente. Esses oito são uma evolução do Homo sapiens, denominados por sensates. A certa altura descobrimos que estão a ser caçados por uma organização que pretende elimina-los, portanto, eles lutam para sobreviver.



A estrutura do enredo prisma pela inteligência de ligar as capacidades dos sensates às situações do quotidiano, isto é, quando um deles está em apuros, comunica com outro e esse ajuda-o, consoante a sua habilidade. Por exemplo, diversas vezes, várias personagens precisaram de lutar contra os inimigos, e não sabendo nada de artes marciais, recorreram a Sun, a lutadora do grupo.
Os oitos sensates são bastante carismáticos e cada elemento representa uma cultura diferente. Essa diversidade racial faz com que vejamos assuntos como a política, sexualidade, género, identidade e religião abordados em televisão sobre variados pontos de vista. Pegando novamente na Sun, facilmente percebemos que as mulheres na Coreia do Sul são olhadas como seres inferiores aos homens, daí não possuírem grandes cargos nas empregas. Já no Quénia, vemos a mãe do Capheus, num dos seus flashbacks, que se apresenta como uma mulher pronta a matar se necessário, provocando medo nos homens que chegam a temê-la. Não que a Sun seja fraca, pelo contrário, ela é uma personagem bastante forte, mas sente-se reprimida pela sociedade que lhe impõe um respeito absoluto aos homens da sua família e, para se livrar desse peso, refugia-se na luta.

(Em cima: Will, Riley, Wolfgang e Lito. Em baixo: Nomi, Sun, Capheus e Kala.)

Se num episódio é possível vivenciarmos um leque de culturas distintas, também nos podemos deliciar com a diversidade de personagens, tanto na forma como lidam com os seus "dons", como enfrentam os problemas do dia a dia. São os dilemas pessoais que dão profundidade a estas personagens e que nos fazem criar uma ligação de empatia por eles. Contudo, não sei até que ponto as histórias pessoais prejudicaram ou não o enredo, porque tornou-se bastante arrastado. Claro que temos de ter em atenção que são 8 protagonistas e todos os seus núcleos têm de crescer, porque, no fundo, é o desenvolvimento do personagem que nos faz torcer por ele. Porém, senti alguma preguiça por parte dos criadores! A história dos poderes passou para segundo plano. Centraram-se demasiado nos dramas do grupo e forçaram algumas coisas, sobretudo em ligações entre eles completamente desnecessárias. Por exemplo, quando a Nomi termina de fazer sexo com a sua namorada, Amanita, a última comenta como se sentiu, dizendo que foi como um fogo de artifício. Ao mesmo tempo, vemos Will, Sun e Capheus num barco a apreciar um... Fogo de artifício. Qual foi a necessidade do comentário da Amanita? Não contribuiu em nada para o rumo da história e ela nem uma sensate é. Foi tão incoerente e no sense! Outro exemplo de uma ligação forçada entre o grupo, foram os nascimentos deles. Se analisarmos esses acontecimentos com o que são hoje, facilmente entendemos que a forma como nasceram ditou o futuro deles. O Lito é um actor e na hora do seu nascimento a família estava a ver um filme. Nomi nasceu num hospital, uma clara alusão ao que lhe aconteceu nos primeiros episódios e à sua mudança de sexo. A mãe de Sun teve-a no cemitério, uma insinuação à sua morte precoce. Riley actualmente é DJ e a sua mãe estava a ouvir música durante o parto. Enfim, eu sinceramente ainda não sei se isto é genial ou se forçaram a barra.

(Lito e Sun no espelho)

"Sense8" é uma série ousada e bem pensada, mas que ainda está a apalpar terreno. É evidente que a primeira temporada foi uma introdução para o que aí vem, mas espero que na próxima (caso exista) os criadores não sejam tão preguiçosos e parem de criar momentos bonitos para ganharem o carinho dos espectadores, porque já o têm. Foquem-se nas mutações genéticas e no Mr. Whispers, por favor! 


Já viram esta série? O que acham? Se não, ficaram curiosos?

9 comentários:

  1. Já vi a série e concordo, a segunda temporada tem que ser menos lovey-dovey e mais virada para a questão genética. A qualidade visual é excelente, mas a história tem uns quantos momentos mortos que têm que substituídos pela história do Mr. Whispers. Preciso saber o porquê dele ser assim!

    Ricardo, The Ghostly Walker.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A qualidade visual é mesmo fantástica! Capricharam nisso. Em relação ao Mr. Whispers, não entendi o porquê dele não ter visto o grupo no final, já que ao ver um deles, praticamente entra no círculo desses 8 sensates. É esperar pela próxima temporada para termos respostas!

      Eliminar
  2. Vi só o episódio piloto. Mas pretendo continuar a acompanhar, até porque tenho lido críticas muito semelhantes às tuas. E, mesmo que não mostrem que a série é perfeita, dão uma grande curiosidade quanto ao produto :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu confesso que me desiludi um pouco, porque pensei que fossem abordar outras coisas, mas centraram-se mais no desenvolvimento das personagens. Não é mau, ao menos são personagens com profundidade. Não tenhas expectativas muito altas, porque pode estragar a magia da série :P

      Eliminar
  3. Ainda não vi mas parece ser bastante interessante. Fiquei interessado, agora quero ver.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vê os primeiros episódios, pelo menos. Até agora toda a gente tem gostado, apesar dos pontos negativos :D

      Eliminar
  4. Bem, tenho mesmo que ver! Só hoje, já ouvi falar imenso dela :)

    Isa,
    http://isamirtilo.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depois de veres, comenta aqui ou posta lá no teu blog. Quero saber a tua opinião! :D

      Eliminar
  5. Estou curiosa com esta serie.. Já vi o trailer e fiquei com vontade de ver..

    ResponderEliminar