LUDUTOPIA

sexta-feira, 24 de julho de 2015

"Endgame: A Chamada", de James Frey & Nils Johnson-Shelton


Título original: Endgame: The Calling
Autores: James Frey e Nils Johnson-Shelton
Editora: Editorial Presença
Nº de páginas: 464

Sinopse:
Eles chegaram à Terra há 12 mil anos. Vieram dos céus e criaram a humanidade. Quando se foram embora deixaram um aviso: um dia iriam voltar... E quando voltassem, teria início o grande jogo, o Endgame. Ao longo de dez mil anos, as doze linhagens originais existiram em segredo, mantendo sempre, cada uma delas, um jogador preparado para entrar em ação a qualquer momento. Agora que eles voltaram, os doze jovens jogadores estão a postos para entrarem no grande jogo que decidirá o futuro do planeta e da humanidade. Mas só um pode vencer: quem encontrar primeiro as três chaves escondidas algures na Terra. E é sobre a busca da primeira chave que se centra este primeiro livro da série.
Endgame não é apenas um livro. Endgame é uma experiência multimédia a nível mundial inovadora, que inclui um jogo revolucionário construído pela Niantic Labs (Google) através da qual é possível jogar uma versão do Endgame no mundo real. No fim, há um prémio para o primeiro a conseguir resolver o puzzle oculto no livro: meio milhão de dólares em ouro.

Opinião (sem spoilers):
A Maratona Literária de Inverno 2015 começou este mês e já tenho quase todos os livros lidos. Eu sei que só meti cinco na TBR, mas para mim é muito em apenas um mês. Palmas para a minha pessoa! Hoje terminei "Sputnik, meu amor" e amanhã começo o último livro escolhido, "Todos os Nomes". "Endgame: A Chamada" foi o primeiro a ser lido e, ao contrário do que pensava, consegui lê-lo muito rapidamente. Isso deve-se ao facto de existirem páginas só com imagens para decifrar o enigma e pelos capítulos serem curtos.
"Endgame: A Chamada" é o primeiro livro de uma trilogia e também um jogo! Tal como já referi, ao longo do texto, vão aparecendo enigmas para os leitores decifrarem e, possivelmente, ganharem dinheiro. Dinheiro a sério. O jogo foi criado na vida real. A primeira pessoa a decifrar o mistério pode habilitar-se a ganhar 500 mil dólares em ouro. O Endgame é real. O Endgame já começou. Eu ainda tentei jogar com as primeiras pistas, mas depois cansei-me e decidi apenas continuar com a leitura. Andar a ver hiperligações é chato, ainda por cima com mil pistas para decifrar.

(Trailer do livro)

Agora em relação ao enredo em si, a premissa não é novidade: 12 jovens espalhados pelo planeta lutam entre si para encontrar três chaves. O vencedor salvará toda a sua linhagem do fim do mundo que está para vir. "Endgame" é uma espécie de "The Hunger Games", sem a questão política do governo opressor.

(Origens dos dozes jogadores)

Nas primeiras páginas conhecemos as personagens e todo seu envolvimento no jogo e a forma como foram preparados pelas suas famílias para o grande momento das suas vidas. Portanto, a ação é mais lenta, mas quando a reunião de todos acontece, tudo muda. Algumas personagens assumem um papel mais forte na estória do que outras. Os autores decidiram dar mais destaque ao trio amoroso, juntamente com algumas personagens que se cruzam no seu caminho. O livro não se foca inteiramente no amor. Essa divisão foi bem distribuída. Há bastante ação para compensar o romance, que nem meloso é, mas para quem detesta, como eu, a combinação foi positiva.
Há personagens irritantes, que infelizmente resistem até ao fim, ao contrário de outras que são bem carismáticas e morrem para mal do meu coração. Achei uma burrice a melhor personagem do livro ter ido desta para melhor. Fiquei mesmo irritado! Podiam ter trabalhado ainda mais a personagem em questão, mas decidiram dar-lhe um fim nada digno! Espero que o meu segundo jogador favorito se torne mais forte no próximo volume, acabe com todos e que ganhe poderes mágicos para ressuscitar alguém! Por falar em magia... Nenhum deles é mágico. Portanto eles matam-se como pessoas normais  como se matar alguém, mágico ou não, fosse normal.

(Uma das pistas para o Endgame Real)

O grande mistério que é revelado a certa altura não é tão surpreendente como deveria, creio eu.  Até porque é a coisa mais lógica e com sentido de sempre. Apesar disso, o livro termina com uma belo twist de nos esbugalhar os olhos, que gerou mais dúvidas na minha cabeça, porque nada é tão simples como aparentara ser. Penso que já compraram os direitos de autor para a realização de um filme. Ansioso para ver essa adaptação!
Recomendo este livro para qualquer adolescente que adore ação, mistério e goste de um típico triângulo amoroso. É um livro leve, mas que não surpreende muito. É bom para passar tempo, só isso, mas que, por tentar procurar respostas para as nossas origens, nos deixa curiosos para continuar a ler.

Classificação:

5 comentários:

  1. Já ouvi falar imenso deste livro nos canais brasileiros e a maioria gosta.
    Como assim o jogo é real? Acho que não percebi muito bem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, existe uma versão real. O livro, para além da estória em si, contém pistas para o puzzle. O primeiro a resolver o enigma ganha o dinheiro :P

      Eliminar
    2. Isso parece surreal mas bastante divertido. Fiquei curioso para saber mais.

      Eliminar
  2. fiquei tão curiosa! quero tanto ler isto!

    ResponderEliminar
  3. Bom, o jogo implica a inscrição numa plataforma que é onde terão ralmente as pistas e os enigmas para resolver... com a ajuda do livro. O primeiro teve um vencedor - mexicano - que levou para casa $500.000. Leram bem. O jogo do segundo volume está a decorrer e ainda não tem vencedores. Mas já não vão a tempo de entrar no jogo, não porque não possam, mas porque há muita gente inscrita e a jogar há meses, já não vale a tempo. O terceiro volume... sai em Dezembro e ainda não anunciaram o valor dos prémios. Mas vão ser em grande!
    E os direitos para os TRÊS filmes já tinham sido vendidos NATES da publicação do primeiro volume. Já agora, como última curiosidade: cada livro sai em simultânio no mundo todo... em 48 línguas, até agora. Mais perguntas?

    ResponderEliminar