LUDUTOPIA

segunda-feira, 13 de julho de 2015

Quem é o Diabo na fila do pão?


A segunda temporada de "Penny Dreadful" começou em maio e terminou na semana passada. O balanço geral é bastante positivo. Se gostei imenso da primeira temporada, desta ainda mais. O facto de ter visto os episódios todos seguidos contribuiu para que não me sentisse tão perdido. E com isso tomei uma decisão. Vou passar a ver séries quando a temporada já estiver completa, porque com um episódio por semana perde-se muita coisa.

Se na temporada anterior, Vanessa lutou para encontrar a sua melhor amiga, nesta teve de lidar com a Evelyn Poole, uma devota do Diabo, que a tentou levar para o lado negro a pedido do seu mestre. Acontece que a nossa querida protagonista mostrou-se uma verdadeira bruxa alfa, preparada para não ceder aos caprichos de outros e cuspiu, muitas vezes, o Verbis Diablo na cara das devotas de Lucifer, causando-lhe problemas. Se foi convertida ou não, não contarei. Terão de ver para saber!


Continuando ainda a falar de Vanessa, é de realçar o excelente desempenho de Eva Green. A actriz conseguiu ser bastante versátil e assumir diferentes papéis, desde bruxa temerosa a amiga conselheira e sensível. A relação entre a sua personagem e a do Josh Hartnett é bastante querida. Nota-se uma grande lealdade entre os dois. Atrevo-me a dizer uma tensão sexual enorme! Sempre notei uma química desde a primeira temporada, portanto foi perfeitamente normal que a amizade dos dois perdurasse e evoluísse.

Não só da relação com Vanessa, Ethan Chandler teve os seus momentos. Nesta temporada o personagem tem um foco maior, por causa da profecia que envolve o Diabo e o lobo, e de uma atitude que teve durante uma noite, que quase o forçou a abandonar tudo. Com isso, durante toda a temporada viveu atormentado com a possibilidade de encontrar o pai.


A criação de uma namorada para o Monstro criado pelo Doutor Victor Frankenstein parecia promissora, principalmente porque insinuou um triângulo amoroso que acabou por seguir outros rumos. Contudo, adorei o enredo que foi criado para Lily e Victor. O casal parecia bastante inocente. Uma história de amor pura, mas com uma terrível mentira na sua base. Ainda assim, torci por eles. Mas os perigos são tentadores e, às vezes, o amor mais puro, é corrompido.


Sabem aquelas pessoas que raramente aparecem, mas quando decidem por a cara ao sol só causam estragos? Pois bem, Dorian Gray é uma delas! Esteve a temporada toda a fornicar e entretido com a sua vidinha, quando decide armar-se em cavalheiro e brincar com a inocente Lily, que rapidamente abriu os olhos e decidiu alinhar na brincadeira dele. Foi graças a essa relação que vimos, pela primeira vez, o retrato de Dorian e percebemos que de facto há magia negra naquele corpinho. Lily, agora uma monstra emancipada, decide provar (literalmente) Gray para ficar ainda mais poderosa e livrar-se de vez do seu lado humano.


Lily não foi a única a emancipar-se! O Monstro, agora John Clare, para além de ter ganho um nome, passou a ter uma amiga, Vanessa, e um emprego. De Zé Ninguém passou a uma pessoa com identidade. Eu confesso-vos que John é a minha personagem favorita. Adoro toda a dor dele e a forma como tenta esconde-la. O facto de adorar livros faz-me gostar ainda mais dele! Adoro sobretudo a sua força de vontade em continuar com a sua vida. Ele podia ser um choramingas e não é. Ele apenas quer ser igual a toda a gente. O seu plot foi bastante interessante, excepto a reviravolta final. Achei desnecessária. A personagem teria ganho mais se tivesse ficado tudo como estava, para os autores terem a oportunidade de nos brindar com a crueldade humana. Com este final apenas se encerrou um ciclo e não abriu portas para outro. Agora é esperar para ver o que mais vai acontecer com John!

A terceira temporada de "Penny Dreaful" já está confirmada. Lancem os foguetes!! Espero que continuem a valorizar personagens secundárias, tal como aconteceu nesta temporada com Sembene e Ferdinand Lyle. No entanto, acho que Sembene podia ter sido mais explorado! A única coisa que sabemos é que age como empregado do Senhor Malcolm Murray e como ganhou as cicatrizes. Porém, no meio de tanta bruxaria e em apenas dez episódios, é compreensível que algumas personagens fiquem à parte.

2 comentários:

  1. Uma das coisas que mais gosto nas séries da Netflix é a possibilidade de podermos vê-las todas de seguida. Quantas vezes acabo por me perder um bocado nas histórias por já não me lembrar bem do que aconteceu nas semanas anteriores. Penny Dreadful levou algum tempo a conquistar-me. Tal como tu, gostei da primeira temporada, mas a segunda foi simplesmente perfeita. A storyline da Vanessa foi o ponto alto da trama. Mal posso esperar por saber como é que ela vai (ou não) mudar o seu comportamento.

    Ricardo, The Ghostly Walker.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Todos os canais deviam funcionar como a Netflix e, por acaso, acredito que isso mais cedo ou mais tarde vai acabar por acontecer! :P

      Eliminar