LUDUTOPIA

segunda-feira, 6 de abril de 2015

"A Culpa é das Estrelas", de John Green


Sinopse:
Apesar do milagre da medicina que fez diminuir o tumor que a atacara há alguns anos, Hazel nunca tinha conhecido outra situação que não a de doente terminal, sendo o capítulo final da sua vida parte integrante do seu diagnóstico. Mas com a chegada repentina ao Grupo de Apoio dos Miúdos com Cancro de uma atraente reviravolta de seu nome Augustus Waters, a história de Hazel vê-se agora prestes a ser completamente rescrita.




Opinião:
Já toda a gente ouviu falar deste livro e, como tal, devem saber sobre o que se trata. Mas atenção que "A Culpa é das Estrelas" é mais do que uma história de uma rapariga com cancro que se apaixona por um rapaz. É um livro que nos faz refletir sobre a mensagem que queremos deixar enquanto vivos, o medo de sermos esquecidos e como vivemos com uma doença terminal às costas... Ou como deve ser difícil subir escadas com um carrinho de oxigénio atrás de nós e conduzir com uma prótese.
As personagens Hazel e Augustus, demasiado irreais, porque filosofam sobre tudo e coisa nenhuma (ninguém quer saber o porquê de associarem os ovos ao pequeno-almoço, Hazel Grace!), mas ao mesmo tempo carismáticas, conseguem facilmente conquistar-nos, devido à inteligência das mesmas, bem como o lado divertido e sarcástico. Apesar de termos como foco esse romance, ainda há outro tema que é explorado: a procura do final do livro que os protagonistas tanto discutiram nas suas conversas, já que "Uma Aflição Imperiosa" terminou a meio de uma frase.
A escrita de John Green é muito boa, mas confesso que esperava um pouco mais da história, sobretudo o final que ficou um pouco vazio, sem um grande desfecho. "Efeitos secundários" de demasiadas expectativas? Terminou com uma frase bonita, sim, mas isso não é suficiente. Aliás, Green é um mestre em criar frases bonitas. Adorei a metáfora do cigarro!
Dentro do género Jovem Adulto, "A Culpa é das Estrelas" é um excelente livro e recomendo para qualquer pessoa que esteja a iniciar-se no mundo da leitura, pois é um livro rápido e divertido de se ler.

Classificação:

2 comentários:

  1. Olá
    Muito sinceramente acho que fizeram muito alarido em volta deste livro, eu adorei o livro. Mas se tivesse partido sem as expectativas tão elevadas tinha gostado mais tenho a certeza disso.
    Boas leituras.
    P.S. Gostei do teu cantinho estou a seguir, se quiseres conhecer o meu passa por lá e dá uma espreitadela http://atmosferadoslivros.blogspot.pt/ , se quiseres claro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)
      Para ser sincero, se tivesse lido novamente o livro não teria dado tanta cotação. Umas 3 estrelas seriam suficientes. É um livro bom dentro do género YA, apenas isso :P

      Eliminar