LUDUTOPIA

sexta-feira, 22 de maio de 2015

Carta ao meu eu com 15 anos

A tua vida está prestes a transformar-se. Vais mudar de escola e os teus amigos, ou vão estudar para fora, ou vão para outra turma. Só terás uma pessoa conhecida na tua nova turma, todo o resto serão colegas novos, mas não te preocupes que farás amizades que até hoje se mantém. E não julgues os teus colegas! Não és melhor do que eles. Acredita que não. Portanto, escusas de te sentir superior. Não sejas tão presunçoso. E não uses essa superioridade como forma de defesa pela ausência dos teus melhores amigos. Essa arrogância não te vai levar a lado nenhum! Se pudesses ver o futuro... ias rir de quem realmente está melhor do que tu. Vais voltar ao mesmo sítio onde começaste e vais sentir-te um falhado. Sentir que fugiste de um estilo de vida para nada.

A tua alegria dissipar-se-á com o passar dos anos. Vais sentir-te sem rumo. Apesar de rodeado de pessoas, serás dominado pela solidão. Talvez por achares que certas pessoas é que deviam estar ao teu redor e não essas aparentemente aleatórias. Estás tão enganado! As pessoas certas são aquelas que entram na nossa vida do nada. São elas que te vão ensinar a abrir os olhos, não as pessoas que queres à tua volta. Se essas saíram da tua vida foi por algum motivo, já não tinham muito para te dar. Mas elas voltam sempre. Oh, se voltam! As pessoas entram e saem da nossa vida como quem troca uma peça de roupa. Uma coisa te garanto, a roupa suja volta sempre para nos assombrar, quer queiramos, quer não. Cabe a ti aprender a lidar com isso.

Nunca digas que não queres saber, porque tu queres. Queres sempre! Tentas enganar-te, mas tu és das pessoas que mais se importa. Aprende a lidar com isso. Aprende a ouvir o que os outros têm para te contar sobre quem não queres saber. Fala do que te magoa e não tentes ignorar isso, porque só vai piorar. Vais chegar a uma altura em que não vais aguentar e vais arrebentar, e as pessoas à tua volta não vão entender o porquê. Portanto, lida com o que não queres saber o quanto antes. A vida não é essa utopia que criaste na tua cabeça!

Lembra-te de quem estará sempre ao teu lado. Valoriza quem te dará força quando caíres! Por outro lado, também terás pessoas que não te perceberão. Que olharão para ti como quem olha para uma criança perdida. Coitado. Julgar-te-ão por acharem que não tens motivos para estares em baixo. Ignora-os! Não dês muita importância a quem te faz sentir ainda pior, por não te compreenderem. Ainda assim, nunca deposites demasiadas expectativas em quem está contigo. As pessoas são incertas. Não acredites em quem te diz que nunca te vai deixar, porque vão ser os primeiros a fazê-lo. Não existe amor eterno, nem amizade para sempre. As pessoas afastam-se. A vida assim o obriga. Vai-te custar lidar com isso. Bastante! Mas vais ultrapassar essa sensação de vazio, porque vais conhecer novas pessoas que te vão abrir horizontes, expandir a tua felicidade e fazer-te sentir desejado. A lição que podes tirar disto, é que nunca ponhas as mãos no fogo por alguém. Nunca! Mesmo que sintas que essa pessoa seria incapaz de te magoar. As pessoas magoam-te, abandonam-te e depois deixam-te a lidar com a dor sozinho. Talvez para elas lidarem com a sua própria dor. Não sei.

Quando estiveres de coração ferido, nunca uses alguém para te sentires confortável. Toda a gente diz coisas agradáveis, mas ninguém te fará sentir bonito se não sentires nada pela pessoa em questão. Vais acabar por magoar, por muito que tentes fugir disso. Vais tentar não fazê-lo, mas será inevitável. Todos nós acabamos por querer colmatar a dor que outros nos provocam com algo novo. Lembra-te que a dor é tóxica. Se estás magoado, acabarás por magoar alguém que não esteja. E quando magoares e sentires realmente culpa, perdoa-te. Não percas anos da tua vida a pensar no que poderias ter evitado. Não há volta a dar. Vive o presente e não te prendas ao passado.

Com o passar do tempo vais ficar cada vez mais introvertido. Vais preferir ficar calado e observar as pessoas, em vez de tagarelar a toda a hora. Esse silêncio vai incomodar... mas que se fodam os outros. Não te sintas obrigado a dizer algo só porque alguém não aprendeu a lidar com o silêncio. Não mudes a tua maneira de ser e de pensar só porque tens medo de perder alguém. Se te deixarem, é porque realmente nunca te valorizaram como realmente deverias ter sido. Vão também pedir-te para falares o que tens guardado dentro de ti. Tu vais contar e vais arrepender-te, porque dizer o que sentes não melhorará em nada. Só te vais sentir ridicularizado e que ignoraram os teus sentimentos. Portanto, revela o que sentes apenas a quem nunca te magoou e não a quem de, antemão, te faz perder horas de sono.

Tira essa ideia da cabeça que apenas amarás uma pessoa na vida e que amar é o suficiente. Não é! É preciso muita coisa para uma relação durar: paciência, tempo, compreensão, vontade e outras tantas coisas que nem sei. Se a relação não resultar... chora, grita, empanturra-te de comida. Faz o que tu quiseres, desde que pares de mendigar a atenção de alguém que não se importa contigo! E acredita que vais voltar a amar outra pessoa! Talvez ela te faça sentir ainda melhor do que o passado. Ou talvez não. É, estas coisas do amor são tramadas.

Tu és especial e continua a sentir-te assim, mas tem cuidado. Ter esse pensamento não chega. É preciso agir. É preciso sair da tua zona de conforto. As coisas não caem aos teus pés. Vou contar-te um pouco do teu futuro. Talvez estrague o efeito surpresa, mas não interessa. Vão quebrar-te o coração. Vais achar que é o fim do mundo, que nunca terás ninguém. Enfim, essas coisas tolas que os apaixonados dizem. Alguém que ainda não conheces vai dizer-te para focalizares. Centrares toda a tua energia e esforço num objectivo de vida e lutares até alcançares essa meta. Sim, é uma coisa muito óbvia, mas vais matutar durante imenso tempo sobre esse conselho e perceberás que não vale a pena desperdiçar meses com algo que não dá. Olha, por exemplo, como esta amizade que não funcionou. Tenta ver o lado bom da entrada de todas as pessoas na tua vida. Todas elas têm algo para te ensinar, até quem te fará sentir a pior pessoa do mundo. 

Sai do quarto e faz-te especial!

P.S.: Não, a barba ainda não cresceu.

Sem comentários:

Enviar um comentário