LUDUTOPIA

sábado, 9 de maio de 2015

"Maze Runner - Provas de Fogo", de James Dashner


Título original: The Scorch Trials (The Maze Runner 2)
Autor: James Dashner
Editora: Editorial Presença
Nº de páginas: 368

Sinopse:
Atravessar o Labirinto devia ter sido o fim. Acabar-se-iam os enigmas, as variáveis e a fuga desesperada. Thomas tinha a certeza de que, se conseguissem fugir, ele e os Clareirenses teriam as suas vidas de volta. Mas ninguém sabia realmente para que tipo de vida iriam regressar...
O segundo volume da série Maze Runner ameaça tornar-se um clássico moderno para os fãs de títulos como Os Jogos da Fome.


Opinião:
Neste livro descobrimos que a aparente segurança no fim de "Correr ou Morrer" foi pura ilusão. Essa sensação de tranquilidade foi criada pela CRUEL para testar mais uma variável nos Clareirenses. Logo de início descobrimos que todos eles estão infetados por um vírus e que existe uma cura. Portanto, todo o livro gira em torno disso. Os Clareirenses são atirados para uma espécie de deserto com a localização da cura. Logo, devem chegar a esse local para se salvarem. Obviamente que nem tudo é assim tão fácil, porque há pessoas infetadas que tentam matá-los e outros perigos que caminham pelas Terras Queimadas. Porém, o livro peca pela estrutura ser igual à anterior. Os personagens estão "presos" num lugar desconhecido e tentam sair desse mesmo local.
Foi com algum sacrifico que li "Provas de Fogo". Nem a introdução das novas personagens melhorou a narrativa. Neste volume há um foco maior no romance entre o Tom e a Teresa, por causa da personagem Brenda, que veio mexer com os sentimentos do protagonista. Gostei da personalidade da rapariga! Bem melhor que a Teresa. O autor também decidiu introduzir um outro grupo que passou pelo mesmo que os rapazes da Clareira. Esse grupo é constituído por raparigas, havendo apenas um rapaz. Achei interessante saber que o grupo de Tom não foi o único a enfrentar o labirinto e que a CRUEL está a testar outros jovens, mas as raparigas pouca influência tiveram no rumo da história.
Terminei o livro sem saber o porque de tudo isto. Sim, eu sei que eles estão a testar os Clareirenses porque eles supostamente são a salvação do mundo. Agora pergunto-me é como é que estes jovens vão salvar o mundo? Eles não têm poderes especiais, nem nada do género. Espero que no próximo volume essa dúvida seja esclarecida, caso contrário, esta trilogia torna-se uma desilusão.




Classificação:

4 comentários:

  1. Não sei se já leste o terceiro volume, mas as tuas dúvidas serão explicadas. O final desta trilogia para alguns é horrível e para outros é perfeito, na minha opinião foi médio bom porque conseguiu fechar quase todos os pontos que ficaram soltos ao longo dos livros.
    Sobre este livro sinto-o como algo que serve para encher. Na minha opinião o primeiro é muito bom, o segundo é razoável e o terceiro é bom.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu como fiquei bastante desiludido com o 2º volume, já tenho as expectativas muito baixas para o próximo. Espero surpreender-me! :D

      Eliminar
  2. Já tinha ouvido falar da série principalmente depois do lançamento do filme, já quis ler os livros mas acabei desistindo porque ouvi muitas críticas negativas.
    Primeira vez que acessei o seu blog, achei original e com certeza irei acompanhar, inclusive já até segui, haha! Sou brasileira e imagino que você é de Portugal, meu Deus, sério, estou fazendo muitos amigos bloggers de Portugal e quem sabe você também não será um deles! (:

    http://makingcolorfilm.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem-vinda, Emilly :)

      Eu gostei do primeiro livro e acredita que é bastante superior ao filme! O segundo livro é que desiludiu, mas espero que compensem isso no filme, que está quase a chegar.

      Obrigado ^^ Vou já visitar o teu blog!

      Eliminar