LUDUTOPIA

quinta-feira, 11 de junho de 2015

"Saga, Volume 1", de Brian K. Vaughan & Fiona Staples


Título original: Saga
Autor: Brian K. Vaughan
Ilustradora: Fiona Staples
Editora: G. Floy Studio
Nº de páginas: 168

Sinopse:
Quando dois soldados de lados opostos de um imenso conflito galáctico sem fim se apaixonam, terão de arriscar tudo para proteger uma nova vida num universo terrível e perigoso. Um universo sem limites, povoado de possibilidades infinitas. E um planeta, Fenda, onde nascerá a ideia que irá expandir-se e crescer para conquistar todo um cosmos, símbolo de esperança para dois povos desavindos.
Fantasia e ficção-científica juntam-se como nunca antes no primeiro volume deste épico subversivo e provocante, obra de dois dos mais aclamados nomes da banda desenhada actual: o escritor Brian K. Vaughan e a artista Fiona Staples.

Opinião:
O que falar de um livro que me conquistou de imediato nas primeiras páginas? Sensacional! "Saga" é a primeira graphic novel que leio na vida e não podia ter começado melhor! Adorei o estranho universo criado pelo autor. A sua imaginação surpreendeu-me... E acreditem que a minha mente é bastante suja e bizarra! Há cabeças com pernas, pessoas com chifres, outras com asas de morcego, orgias entre anjos, animais que falam, mulheres aranha, pessoas com televisões no lugar da cabeça, homens macaco e até novos idiomas. Agora imaginem essa bizarrice toda dentro do género romance, fantasia e ficção científica, com bastante acção, sexo, comédia e assuntos polémicos, como pedofilia e choque de culturas.


"Saga" é uma espécie de "Romeu e Julieta" noutro universo. O casal protagonista, Marko e Alana, vêm de reinos diferentes: ela pertence ao planeta Terravista, ele à Coroa, a lua do planeta de Alana. Esses mundos têm uma relação de rivalidade, portanto o amor mantido pelos protagonistas não é visto com bons olhos e é motivo para o começo de uma guerra. Porém, essa disputa não acontece no mundo deles, porque a destruição de um dos dois, iria deixar a órbita do outro fora de controlo. Logo, ambos os oponentes lutam entre si em reinos estrangeiros, obrigando as diferentes espécies a escolher um dos lados. Para alimentar ainda mais o ódio, o casal tem uma bebé. Aliás, o livro começa logo com o nascimento da pequena Hazel. E esse é o mote de toda a guerra!


Brian K. Vaughan conseguiu desenvolver muito bem as personagens e nota-se que a narrativa tem uma estrutura muito maior do que aquela que aparenta à primeira vista. Evidencia mesmo uma grandiosidade que está por vir, sobretudo com a filha do casal protagonista. A história é narrada por ela e é engraçado percebermos a ligação que tem com os seus pais e os pequenos detalhes que ela nos conta acerca deles. A relação de Marko e Alana é muito bonita de se acompanhar. São diferentes, mas complementam-se! Ela é uma mulher bastante forte e, por vezes, agressiva, ele é mais descontraído e muito paternal. Além das personagens que citei, há outras que me conquistaram, como os Freelancers (que são conhecidos por caçarem pessoas) Vontade, um homem que aparentemente não tem uma mutação animalesca, mas vive acompanhado da sua gata que detecta mentiras, e a mulher aranha, a Haste. Curiosamente ambos podem ser interpretados como vilões, já que têm o objectivo de encontrar Hazel viva e órfã, mas o autor conseguiu mostrar-nos um outro lado deles. Curiosamente, já tiveram um envolvimento amoroso e hoje em dia a relação deles é um pouco complicada. Isto tudo enriquece a narrativa e dá-nos uma visão mais humana das personagens, apesar das suas características físicas. Portanto, facilmente nos identificamos com alguma.


A arte, apesar de não fazer o meu género, está muito bem trabalhada, pois as emoções das personagens estão bastante vincadas no desenho. Para além disso, a abundância de cores diferentes nas páginas torna-as agradáveis de se ver e ler.
Este livro é uma mistura atípica de bastantes ingredientes que cozinharam muito bem! E para quem gosta de fantasia, este é o bolo perfeito! O primeiro volume tem tudo para ter 5 estrelas, porém, como serviu para apresentar as personagens e o universo, penso que os próximos serão ainda melhor e, portanto, levará 4 estrelas.

 

Classificação:

3 comentários:

  1. Obrigado Ludgero :) Sim. Foi um dia fabuloso!!!

    Só o formato do livro cativa imenso :)

    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  2. Este é outra Graphic Novel que estou super curiosa para ler.. está no topo da lista..
    A história parece super diferente e a arte da GN é maravilhosa.. :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há vários booktubers a elogiar a obra. É um bom investimento, Chris :D

      Eliminar