LUDUTOPIA

sábado, 20 de junho de 2015

Só se incomoda com spoilers quem não entende o que vê/lê


Nunca se falou tanto de spoilers como hoje em dia, e isto deve-se, penso eu, ao grande boom de pessoas que começaram a ver séries nos últimos anos, sobretudo com "Game of Thrones", que é bastante conhecida por matar personagens de modo inesperado. Até 2011 nunca vi (o que não quer dizer que não tenha existido) ninguém a queixar-se, pelo menos de modo agressivo ao ponto de remover amizade no facebook, por contar uma cena de um filme, série ou livro.

Prejudica revelar que um personagem morre? Não. Pelo menos para quem vê as coisas com olhos de ver e não apenas para ficar de boca aberta com os acontecimentos. Claro que é importante ficarmos maravilhados com as reviravoltas, não digo o contrário, mas mais importante ainda é entendermos o porquê delas acontecerem e interpretarmos as pistas que os argumentistas vão lançando nos episódios precedentes para chegarem àquele desfecho final.

Mas claro que há sempre alguém que prefere apenas ser surpreendido com algo chocante, que espera ansiosamente por um possível momento de mudança só porque é fixe e (in)esperado. Eu fico é espantado ao ler comentários que normalizam a violação da Sansa, que espalham ódio ao Stannis, quando na verdade deviam eram odiar o David Benioff e o D. B. Weiss, pela incoerência na construção das personagens em “Game of Thrones”.

As pessoas não pensam sobre o que vêem e engolem tudo o que lhes é apresentado no ecrã. Depois ficam chateadas quando sabem o que vai acontecer, antes de terem tido tempo para ver o episódio. A mim parece-me que só se incomoda com spoilers quem não entende o que está a ver.

Este medo absurdo de spoilers já atingiu o cúmulo de eu comentar para uma pessoa que certa personagem aparece num determinado episódio e a pessoa ficar chateada comigo. Noção, por favor! Dizer que personagem A, B ou C (estando vivos) aparece não é spoiler nenhum. Outro exemplo, foi contar algo que aconteceu em “A Song of Ice and Fire” e que, inevitavelmente, já não pode acontecer em “Game of Thrones”, porque já foram há mil livros atrás e não faria sentido algum neste momento. A pessoa inclusive ficou furiosa porque "ainda pode acontecer". Claro que pode acontecer, se não tiveres entendido o argumento, tudo pode acontecer. Agora, se olhares para uma série ou até para um livro com olhos de ver, aí sim, perceberás que há coisas impossíveis de acontecer, porque não fazem sentido algum. Se bem que com o D&D nunca se sabe, não é verdade? Mas isso já é outro assunto. Ainda há aqueles que detestam ler se o episódio está bom ou que algo fantástico acontece, porque criam expectativas e estragam a surpresa. Então quando compram um livro não tentam saber opiniões antes? Logo se alguém comentar que é fantástico ou que terminou com uma grande reviravolta também estraga a surpresa? Pessoalmente não me importo com spoilers, sejam de filmes, séries ou livros. A minha memória é tão boa que no minuto seguinte já sou capaz de esquecer tudo.

Acho que as pessoas deviam fazer o esforço de entender as personagens e o enredo que estão a acompanhar, em vez de ficarem sentados no sofá a comer tudo o que a televisão lhes dá, à espera de algo chocante só porque sim, sem antes sequer fazer o esforço de os entender ou atribuir-lhes lógica. Talvez assim não fiquem tão furiosos com spoilers.

Será que este medo de apanhar spoilers acontece apenas com “Game of Thrones”, que só tem vivido do choque? Ou acontece também com outras séries? É que nas minhas redes sociais só vejo revoltados com os spoilers que espalham da série da HBO. Acho que isso também só acontece porque 90% dos viciados em séries, acompanha o jogo dos tronos de Westeros. Enfim, vocês incomodam-se com spoilers? São também extremistas como os que referi, ao ponto de acabar amizades? Espalham spoilers?

8 comentários:

  1. Entendo o que estás a dizer mas pertenço ao grupo dos "anti-spoilers". No meu caso não tem nada a ver com "Game of Thrones". Antes sequer da série existir já detestava quem me contava o que iria acontecer numa série que acompanhava ou num filme que queria ver. Normalmente costumo adivinhar o que se segue na trama devido ao que referiste sobre "interpretar as pistas", ainda assim prefiro descobrir por mim próprio se as minhas suspeitas se confirmam ou não.

    Acabar amizades por causa disto é absurdo. À partida, os meus amigos sabem que não gosto de spoilers, logo não me contam nada. Se o fizerem sou capaz de mandar vir mas não passa disso haha.

    Ricardo, The Ghostly Walker.

    ResponderEliminar
  2. Eu não me importo muito com spoilers porque por vezes são falsos, tenho de ver para crer. Mas concordo absolutamente contigo! Esta sociedade está a chegar à loucura.

    ResponderEliminar
  3. Olá,
    Compreendo a tua perspectiva contudo e agora falo não como leitora de blogs mas como escritora de um blog, quando coloco as minhas opiniões sobre os livros, tenho sempre o cuidado e julgo que todas as pessoas o deveriam ter, de colocar Contém Spoilers, isto por uma questão de respeito a quem vai ler. Se a pessoa quiser continuar a ler, lê senão para e não lê mais. Acho que avisar não faz mal nenhum e só demonstra respeito para com os leitores que me seguem.
    Em relação ao que se passa nas redes sociais eu simplesmente não leio pois sou contra os spoilers sem ser avisada deles. O exemplo que dás da série "Games of Thrones" é um excelente exemplo, eu não vi a série para poder ler os livros todos sem saber como era a série, este é um direito que me assiste como leitora, e apanhar um comentário sobre a série deixa-me desagradada não que a série seja fiel aos livros, pode até nem ser, mas como eu só estou a ler os livros não sei se o que a pessoa escreveu sobre a série está ou não nos livros.
    Acho que é um pouco de falta de respeito pelo outro não ter o cuidado de avisar que se vai falar ou escrever sobre algo que pode desvendar ou não o desenrolar da história, mas refiro-me a todos os livros que são comentados e em que se colocam spoilers bastante explícitos e nem sequer se tem o cuidado de avisar. Por estas e por outras é que só leio comentários de livros que à partida sei que não vou adquirir ou de livros que já li.
    Beijocas e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla :)

      Por norma tento não spoilar nos textos de opinião, acho que ainda não o fiz, a não ser nos textos mais antigos que estavam no meu outro blog e foram trazidos para cá :P

      Eu não acho que tenhas motivos para ficar desagrada. Tal como disseste, não sabes se o que surge na série apareceu nos livros :P No fundo, saberes ou não, pouco importa, porque haverá sempre a dúvida. Não sei se me fiz entender ahaha Claro que se te disserem que aparece no livro já entendo, aí sim, tens motivos.

      Eliminar
  4. Andava aqui a explorar o teu blog e dei de caras com este texto e achei piada :P porque me é muitooo familiar (se eu fosse convencida diria que algumas partes até se referem a mim, mas como nao sou, nao o direi ahahah)
    Eu odeio spoilers em qualquer serie que eu gosto, nao apenas Got. Se alguma vez te disser que nao me importo de saber o que aí vem sobre uma serie qualquer, entao é porque eu nao gosto da serie o suficiente para me importar com isso.
    Perdes-te um bocado quando dizes "Prejudica revelar que um personagem morre? Não. Pelo menos para quem vê as coisas com olhos de ver e não apenas para ficar de boca aberta com os acontecimentos." Uma coisa nao implica a outra. Só porque alguém gosta de ficar surpreendido com os acontecimentos nao quer dizer que se esteja a cagar para a história. Por vezes ter grandes expectativas é mau, eu já tive essa experiencia com filmes, livros e series. A ti nao prejudica, a mim prejudica...eu nao gosto de ir já com um mindset quando vou ver os episódios, do genero “uhh, alguém vai morrer, estou mesmo à espera dessa parte omg” nao..eu gosto de apreciar o episódio todo e de nao ter brutas expectativas sobre o final.
    Em relacao ao “ contar algo que aconteceu em “A Song of Ice and Fire” e que, inevitavelmente, já não pode acontecer em “Game of Thrones”, porque já foram há mil livros atrás e não faria sentido algum neste momento. A pessoa inclusive ficou furiosa porque "ainda pode acontecer".” Achei piada, porque eu tive esta conversa contigo e nao há nada que impeca essa tal coisa de acontecer lol (a do mance) é só eles quererem! Ora, se tentasses meter-te durante 1 minuto na pele de alguém que nao le os livros, irias perceber. Depois de ver o episódio em questao, alguém que já leu me vir dizer “ah o mance nao morre nos livros...o gajo que morreu na fogueira todos pensavam que era o mance mas afinal nao era” é uma coisa completamente plausivel de acontecer, nao? Mas tu, tal como todos os que leram o livro, assumes que os que veem a serie sabem o que se passa no livro linha por linha, o que é engracado lol tu baseias a tua teoria que o mance nao pode voltar “porque a história dele já foi toda explorada nos livros” quando a pessoa com quem falas nao leu os livros, logo, nao poderia sequer saber que a história já foi toda explorada xD e teve uma reaccao completamente normal quando lhe disseram que “afinal aquele nao era o mance”. E ainda acrescento, os DD podem fazer o que bem lhes apetecer, tens nocao disso nao tens? A serie já apanhou os livros, se eles quiseram metem esse twist do Mance e dao-lhe a história doutra personagem qualquer...se bem sei nao é a primeira vez que o fazem, a Sansa está a ter a história de outra personagem, certo?

    Queres saber porque é que há tanto anti-spoiler em got? Porque há uma total e completa falta de respeito para quem nao leu os livros e/ou nao viu o episódio e passados 5 seasons comeca a ser extremamente chato. Tu nao ves isto com walking dead, por exemplo, porque os meninos que leram os comics nao andam ai a dizer “ah isto aconteceu nos comics ahahah chupem”. Para finalizar (isto já ficou grandote), tu sentiste coisas quando leste os livros, tiveste surpresas, nao vejo nada de errado em deixares os outros também o terem quando veem a serie. No fundo é uma questao de atitude.

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Eu pessoalmente gosto de spoilers. Ajuda a compreender melhor a história e ainda nos deixa intigrados para que chegue aquele momento de que tanto ouvimos falar.
    "O personagem A vai aparecer e vai lutar contra B, daí acontece isto e aquilo". Eu fico a assistir o anime (que no meu caso, não é série nenhuma) na boa, e espero ansiosamente até que esse momento chegue. Quando esse momento chegar, sei de tudo e limito-me a contemplar a animação e a luta, sem ter que pensar em nada

    ResponderEliminar
  7. Eu pessoalmente gosto de spoilers. Ajuda a compreender melhor a história e ainda nos deixa intigrados para que chegue aquele momento de que tanto ouvimos falar.
    "O personagem A vai aparecer e vai lutar contra B, daí acontece isto e aquilo". Eu fico a assistir o anime (que no meu caso, não é série nenhuma) na boa, e espero ansiosamente até que esse momento chegue. Quando esse momento chegar, sei de tudo e limito-me a contemplar a animação e a luta, sem ter que pensar em nada

    ResponderEliminar