LUDUTOPIA

quinta-feira, 9 de julho de 2015

"Acácia - Presságios de Inverno", de David Anthony Durham


Título original: Acacia - The War with the Mein
Autor: David Anthony Durham
Editora: Saída de Emergência
Nº de páginas: 341

Sinopse:
Há muito que o Reino de Acácia deixou de ser governado em paz a partir de uma ilha Idílica por um rei pacificador e pela dinastia Akaran. O cruel assassinato do rei trouxe muitas mudanças e grande sofrimento. Com a conquista do Trono do Mundo Conhecido por parte de Hanish Mein, os filhos de Leodan Akaran são forçados a refugiarem-se em zonas longínquas que desconhecem. Sem tempo para fazer o luto pelo seu pai, os jovens príncipes são separados e jogados à sua sorte num mundo cada vez mais hostil. E é entre piratas, deuses lendários, povos guerreiros e espíritos de feiticeiros que encontram a sua força e a sua verdadeira essência. Entretanto, Hanish continua empenhado na sua missão de libertar os seus antepassados e finalmente entregar-lhes a paz depois da morte. Mas para isso, os Tunishnevre precisam de derramar o sangue dos príncipes herdeiros…
Conseguirá Hanish capturar os filhos do falecido rei Akaran? Voltarão a cruzar-se os caminhos dos quatro irmãos? Estará o coração de Corinn corrompido e rendido à paixão por Hanish ou dormirá com o inimigo apenas para planear a reconquista do Trono de Acácia? E se, de olhos postos na vitória, os herdeiros de Akaran voltarem a sofrer o mais duro dos golpes?

Opinião (sem spoilers):
"Isto foi apenas o início" foi o que me ocorreu no pensamento quanto terminei a leitura do segundo volume de "Acácia". O livro encerrou um ciclo e deixou algumas pontas soltas para o início de outro. Gostei bastante de o ler, mas a ação aconteceu de forma tão rápida que isso enervou-me em alguns momentos. Por exemplo, uma personagem apaixona-se por outra e no capítulo seguinte já estão na cama ou uma personagem quer encontrar-se com outra e no capítulo seguinte já estão juntos. Parece que o autor escreveu mais capítulos e depois tiraram alguns para o livro não ficar muito grande. Eu até entendo o porquê dele fazer isto: para não enrolar e encher chouriços, mas um bom enrolanço até é saudável, pelo menos para dar credibilidade aos acontecimentos. Parece que tudo pode acontecer só porque sim. Não há uma evolução dos factos.



A ação fragmentada é o ponto mais negativo que tenho a apontar. De resto, desde o percurso das personagens até ao final, gostei bastante de acompanhar, nomeadamente o da princesa Corinn, que se tornou a minha Akaran favorita. Abriu os olhos e revelou-se uma mulher capaz de determinar o seu percurso, mesmo que, por momentos, tenha ficado louca quando leu o que aparentemente não devia. Pela forma como ficou o seu futuro em aberto, penso que no terceiro volume ela terá um foco maior, aliás, atrevo-me a dizer que se tornará mais importante que os seus irmãos, à semelhança do príncipe herdeiro Aliver nos volumes anteriores.
Em relação aos outros irmãos Akaran nota-se um crescimento, sobretudo no mais velho que se tornou líder e na rapariga mais nova, Mena, que se tornou uma mulher forte e perspicaz, seja em combate ou fora dele. Estou ansioso para ver um confronto entre ela e a irmã! Gosto bastante das duas, mas torço um pouco mais pela mais velha. #TeamCorinnAlways


Na minha opinião sobre "Ventos do Norte" referi que Thaddeus Clegg era uma personagem confusa e, apesar neste volume entendermos melhor as suas ações, penso que faltou algo na personagem. Talvez mais arrependimento, não sei. Acho que o desfecho dele passou para segundo plano, tendo em conta o momento lunático de Corinn, o que fez com que não sentisse rigorosamente nada com o que lhe aconteceu. Nem pena, nem alegria.
Ainda não entendi muito bem como funciona toda aquela ligação com os Santoth  que aparentemente são os espíritos/feiticeiros do Bem , mas estou curioso para ver o confronto deles com os Tunishnevre  as bichas do Mal. E, por falar em vilões, se pensam que os irmãos Mein eram os maus, desenganem-se. Há um mal ainda maior a chegar ao reino de Acácia, aliás... Ao Mundo Conhecido!



Acho que esta saga beneficiaria se viesse acompanhada de um glossário com as personagens e as suas relações, à semelhança de "As Crónicas de Gelo e Fogo". O número de personagens nas duas obras são díspares mas, ainda assim, perco-me e mesmo pelo contexto da estória é difícil lembrar-me o que fizeram anteriormente. Há personagens que já nem me lembro quem são, como por exemplo o Leeka Alain.
Vou atribuir 4 estrelas a "Presságios de Inverno", apesar de parecer que evidenciei apenas coisas negativas, mas não há muito mais a falar. A diversidade étnica é um dos pontos mais fortes da saga de Durham, tal como a construção de intrigas entre elas. Realço que foi bastante interessante acompanhar o modo como os Mein conseguiram introduzir os seus costumes, adaptando-os aos dos acacianos, que outrora governaram em Acácia. Outro ponto positivo é o facto de apesar de odiar os Mein, percebo toda a sua revolta para com a família Akaran. Cheguei mesmo a sentir empatia pelo Hanish Mein... No fundo ele não fez nada mais do que os Akaran já fizeram há séculos atrás. Porém, como já estou completamente rendido ao clã Akaran, espero que perdurem durante muitos anos.


Classificação:

6 comentários:

  1. Olá,
    Bom parece ser uma trilogia bastante interessante apesar do elevado número de personagens que referes. Vou ficar de olho na tua opinião para o terceiro volume.
    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla :)

      O problema não é o número de personagens, é o facto da acção ser tão rápido que perco-me no que X ou Y já fez :P

      O terceiro volume só será lido para o mês que vem. Agora com a maratona não dá muito jeito lê-lo.

      Eliminar
  2. Olá,
    Tens uma TAG para ti no meu blog.
    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
  3. Olá, Lucas.
    Não conhecia o título, mas gostei sinceramente de sua opinião.
    Ando meio receoso como livros com temática aventura, devido algumas recentes decepções, mas pretendo voltar, quem sabe com Acácia ?
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Renato. O meu nome é Ludgero e não Lucas xD

      Acho que Acácia seria um bom investimento. Recomendo!

      Eliminar
  4. Ola! Tudo bem?
    Esse livro parece interesante e tenho vontade de le-lo.
    Gostri muito da sua resenha.
    Beijos e boas leituras! :)
    http://abracalibro.blogspot.com.es

    ResponderEliminar