LUDUTOPIA

terça-feira, 4 de agosto de 2015

Balanço final da Maratona Literária de Inverno 2015


Maratona Literária de Inverno 2015 terminou ontem e não podia estar mais feliz. Consegui ler TODOS os livros que planeei. Eu sei que foram só 5 e que isso é muito pouco em comparação com alguns bloggers e booktubers. Em média, leio 2 ou 3 livros por mês, portanto já me sinto satisfeito por a missão ter sido cumprida. Essa satisfação aumentou ainda mais quando cheguei ao fim da terceira semana com todos eles lidos. Logo, tive que escolher novos livros para serem lidos. Assim sendo, li:

TBR:
- "Endgame: A Chamada", de James Frey e Nils Johnson-Shelton (464 pág.);
- "Admirável Mundo Novo", de Aldous Huxley (320 pág.);
- "O Último Adeus de Sherlock Holmes", de Arthur Conan Doyle, (95 pág.);
- "Sputnik, Meu Amor", de Haruki Murakami (265 pág.);
- "Todos os Nomes", de José Saramago (335 pág.).

    

LIVROS QUE ACRESCENTEI:
- "Prometo Falhar", de Pedro Chagas Freitas (62 pág. de 392);
- "O Homem que Amava os Cachorros", de Leonardo Padura Fuentes (44 pág. de 600);
- "Acácia: Outras Terras", de David Anthony Durham (215 pág. de 336).

  

Ainda não terminei nenhum dos livros que acrescentei e nem pretendo terminar todos. Vou desistir da leitura de "Prometo Falhar", porque é, talvez, o pior livro que já li na vida, e de "O Homem que Amava os Cachorros", de um autor brasileiro, porque apesar de gostar da escrita, fala sobre um tema que não domino e não me sinto à vontade. O único que será terminado (e falta mesmo pouco!) será o terceiro volume da saga "Acácia", "Outras Terras".

Será a primeira vez que vou abandonar a leitura de um livro e custa-me imenso. Nunca o fiz, mas se existem livros melhores, para quê perder tempo com os maus? Fui incentivado pelas palavras da Carla e assim vou fazê-lo. Tenho de começar a ler com gosto, o que realmente me interessa e não apenas ver-me na obrigação de ler algo porque gastei dinheiro ou me recomendaram. A minha sorte é que estes dois livros que vou largar não me custaram nada! O do Pedro Chagas Freitas foi comprado pela minha irmã. Coitada! O do brasileiro foi emprestado por uma amiga. Acho que não vou sentir remorsos.

   

Alguns livros já têm opinião aqui no blog e os que não têm em breve irão ter. Não fiz um post para falar sobre o terceiro volume da Coleção Sherlock Holmes, porque senti exatamente o mesmo quando li o primeiro. Podem clicar nas imagens para ler os textos. Não sei se farei de "Prometo Falhar", uma vez que vou desistir da leitura. Acham que vale a pena opinar até onde li? Não é que ler tudo vá fazer grande diferença, porque aquilo é tudo igual.

Fazendo as contas, consegui ler 5 livros inteiros, comecei outros 3 e li no total 1800 páginas. Para além disso, e exibindo a cereja em cima do bolo, cumpri TODOS os desafios e a TBR temática!

Esta maratona motivou-me imenso para ler mais e mais e participar noutros projectos semelhantes. Estou a pensar seriamente em fazer uma de 24 horas, mas gostaria de "maratonar" com alguém. Quem alinha? Quem nunca participou em maratonas literárias, que o faça, porque é muito estimulante!

27 comentários:

  1. Olá.
    Gostei muito do teu post, se de algum modo contribui para que largasses leituras, foi sempre no sentido de que existem livros tão bons para quê perder o nosso precioso tempo com aquilo que não nos estimula a mente. Fico muito feliz por teres entendido as minhas palavras.
    Fizes-te ótimas leituras. esta maratona foi realmente excelente para todas as pessoas que participaram que eu conheço e para ti também.
    Eu estou agora no Desafio - férias do Goodreads porque não participar dura dois meses, Agosto e Setembro, ainda podes inscrever-te é muito interessante. Força anda lá;)
    Eu aceito maratonas mas essas de 24 horas de leitura não me agradam porque nesse período de tempo o máximo que posso ler é 1 ou 2 livros e mato não sei quantas células nervosas, e essas não se dividem.
    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não posso participar nessa maratona porque, infelizmente, em Setembro não terei muito tempo para ler, mas obrigado pelo convite! :D

      Eu digo 24 horas, mas podem ser 24 em 48 horas. Assim o pessoal tem mais tempo para descansar os neurónios xD

      Eliminar
    2. Se for 48 horas de leitura alinho;)

      Eliminar
    3. Olá migo,
      Tens mais uma Tag no blog para ti.
      Beijinhos e boas leituras;)

      Eliminar
    4. 48 horas sempre dá mais jeito! :P Mais uma tag? Minha nossa, já tenho duas em atraso ahaha obrigado :D

      Eliminar
  2. Olá Mais uma vez,
    5 livros não é pouco, para quem só lê 2 ou 3 tens motivo para estar muito orgulhoso de ti;)
    Parabéns para ti.
    Beijocas e boas leituras.

    ResponderEliminar
  3. Sigo uma youtuber que já fez duas vezes uma maratona 24h e fiquei com uma vontade enorme de fazê-lo também. Não sei se seria boa ideia no meu caso, porque não tenho lido ultimamente e sei que me poderia cansar logo nas primeiras horas, mas é algo que mais cedo ou mais tarde pretendo fazer. Quando estás a pensar realizá-la? :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que youtuber é essa?

      Eu sempre quis fazer, mas tem mais graça acompanhado. Sozinho és desmotivante. Ora bem, eu pretendo fazê-la neste mês, porque depois será impossível. Talvez num fds te dê mais jeito. Que achas dia 9? Por mim pode ser mais tarde, aliás, num dia qualquer. Tenho bastante tempo livre :P

      Eliminar
    2. Chama-se Bárbara, o canal é o "Letras de Batom". Se não conheces, não te deixes enganar pelo título. Ela fala de moda e afins, mas vários vídeos são sobre livros, filmes, séries, vlogs... enfim! É super diversificado.

      Eu tenho tempo ao fim-de-semana, de sábado para domingo (normalmente é o único dia livre fixo que tenho). Mas se fizer, quero que saibas que vou ser um desastre e se acabar um livro será uma grande sorte x) É uma questão de combinarmos :)

      Eliminar
    3. Conheço e sigo :D Adoro-a!

      Provavelmente também serei um desastre, portanto não te sintas só ahaha Pode ser antes de 15 para 16? Eu ainda não sei se acontecerá mesmo a maratona, mas caso aconteça deve ser nessa altura :P

      Eliminar
  4. Ela é incrível mesmo! É provavelmente o meu canal favorito :)

    Por mim pode ser! Mas temos de combinar melhor isso, okay? Talvez seja melhor fazê-lo por e-mail x)

    ResponderEliminar
  5. Parabéns ... Eu não li um, por causa de imprevistos.
    Também gostava de ter coragem para participar numa maratona 24 horas mas sinceramente não a tenho. O Victor é que costuma criar algumas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podias era participar nesta que, provavelmente, vou organizar :D
      O Victor é uma diva <3

      Eliminar
    2. Talvez seja esta a minha primeira ... =D
      Concordo!

      Eliminar
  6. Olá :)
    5 livros já é bom, ainda para mais poque te superaste.
    Também não costumo desistir de livros, não me sentia bem. Mas começo a pensar que às vezes é mesmo a melhor opção e talvez o deva começar a fazer. Acho que fizeste bem.
    Tenho visto alguns youtubers a fazer maratonas de 24h e fiquei com vontade de fazer. Por isso, dependendo da data, sou capaz de alinhar.
    Boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara :D
      Nas primeiras horas senti-me desconfortável, mas agora já me sinto melhor. Abandonei as duas leituras e não me arrependo. Ainda por cima, um dos livros tem 600 páginas! Que sofrimento! xD

      Estou a pensar fazer no fds de 15/16. Neste não, porque é muito em cima da hora para mim :P

      Eliminar
    2. Pois, realmente iria ser um tormento, sem dúvida. Tenho de ver se passo a ter coragem para o fazer eheh.
      Ao fim de semana é mais complicado para mim, mas depois com o aproximar da data logo vejo se consigo ;)

      Eliminar
  7. Olá
    Olha estive a falar com a Sara do O Encanto das Histórias e alinhamos numa maratona de 24 horas.
    Queria-mos saber se estás interessado em reler o Harry Potter nós as duas vamos reler e lembra-mo-nos de ti, que achas alinhas, é para começar já e para terminar até ao final do ano, para ser sem stresses;)
    Fico a aguardar uma resposta tua.
    Quando queres fazer as 24 horas de leitura e quais são as regras.
    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai Carla, tu és óptima para recrutar pessoas ahaha
      Reler Harry Potter não me dá jeito, porque terminei a saga pela primeira vez no fim do ano passado. Acho que não faz muito sentido rever ainda este ano. Eu sei que estou sempre a recusar convites teus, desculpa :/

      Estou a pensar fazer no fds 15/16. Talvez este fds que vem faça um post a explicar as regras básicas. Nada muito elaborado, até porque o tempo de leitura será reduzido, ao contrário das maratonas mensais :P

      Beijinhos :3

      Eliminar
    2. Olá Ludgero,
      Faz então qualquer coisa, e se puderes um selo se quiseres posso fazer o selo a dizer 24 horas de leitura louca. Faço isso rapidinho. Olha eu e a Sara vamos abrir um grupo no Goodreads para desafios e maratonas contamos contigo para seguires;)
      Tem de ser num fim de semana, mesmo não é?
      Mas não pode ser noutro é que tenho a minha mãe a minha conta, e nesse fim de semana tenho de estar bem lúcida pois tenho de a levar duas vezes à missa é o feriado
      do dia 15 e no dia seguinte no dia 16 domingo, se pudesse ser no fim de semana seguinte eu agradecia. Mas se não der paciência.
      Olha vou ver se desencaminho a Tita e mais alguém quantos mais melhor. Manda um e-mail para falar-mos sobre o que queres que faça.
      O selo faço rápido se quiseres claro mas ficava engraçado, para podermos postar nos nossos blogs e tu aqui.
      carla_torres_vieira@hotmail.com
      Beijinhos e boas leituras.

      Eliminar
    3. Ainda esta semana farei um post a explicar como funcionará a maratona :P Será no fds 22 e 23 :)

      Eliminar
  8. Olá Ludgero,
    5 livros para quem lê 2 ou 3, já é muito bom =)
    E não te preocupes em abandonar livros, há tantos livros bons que não vale a pena estar a gastar tempo em ler outro que não nos está a agradar. Além disso, quem sabe se depois um dia, não voltas a pegar nos livros e nessa altura até gostas ;)
    Entretanto vi os vossos comentários acima, sobre uma maratona de 24h ou 48h, e confesso, vou deixar passar. Nunca participei em nenhuma nesse formato porque sinceramente não me atrai. Mas espero que vos corra super bem =)

    Beijinhos

    O Prazer das Coisas | Facebook | Youtube

    ResponderEliminar
  9. Também já abandonei alguns livros. Sobretudo aqueles me me ofereceram só porque sim. Nunca me propus a fazer uma coisa destas porque às vezes perco muito tempo com algumas leituras. Leio as coisas mil vezes e escrevo o que mais me interessa num caderno. É essa a minha relação com os livros haha

    Isa,
    http://isamirtilo.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Estou neste momento a ler o Admirável Mundo Novo :) E já li essa coleção toda do Sherlock sou mega fã :D

    ResponderEliminar