LUDUTOPIA

domingo, 23 de agosto de 2015

TAG Mid-Year Book Freak Out


Fui novamente marcado pela Carla do blog Atmosfera dos Livros! A tag em questão chama-se "Mid-Year Book Freak Out". Vou tentar ser breve porque são imensas perguntas! Falta a questão 9. Não sei se está assim na tag original, mas não importa.

1. Melhor livro que leste até agora em 2015.
Li alguns livros bons, mas "Em Parte Incerta" foi o que facilmente me conquistou. Amy <3 Já tem opinião aqui no blog!

Sinopse: Uma manhã de verão no Missouri. Nick e Amy celebram o 5º aniversário de casamento. Enquanto se fazem reservas e embrulham presentes, a bela Amy desaparece. E quando Nick começa a ler o diário da mulher, descobre coisas verdadeiramente inesperadas…Com a pressão da polícia e dos media, Nick começa a desenrolar um rol de mentiras, falsidades e comportamentos pouco adequados. Ele está evasivo, é verdade, e amargo - mas será mesmo um assassino?
Entretanto, todos os casais da cidade já se perguntam, se conhecem de facto a pessoa que amam. Nick, apoiado pela gémea Margo, assegura que é inocente. A questão é que, se não foi ele, onde está a sua mulher? E o que estaria dentro daquela caixa de prata escondida atrás do armário de Amy?


2. Melhor sequela que leste até agora em 2015.
Vou responder como se tivessem perguntado a melhor saga. Como cada volume superou o anterior, escolho a saga "Acácia". Recomendo! Já postei opinião sobre os dois primeiros volumes: "Ventos do Norte" e "Presságios de Inverno". Em breve sairá opinião do terceiro!

Sinopse do primeiro volume: Um assassino enviado das regiões geladas do norte numa missão. Um império poderoso cercado pelo seu mais antigo inimigo. Quatro príncipes exilados, determinados a cumprir um destino.
Leodan Akaran, rei soberano do Mundo Conhecido, herdou o trono em aparente paz e prosperidade, conquistadas há gerações pelos seus antepassados. Viúvo, com uma inteligência superior, governa os destinos do reino a partir da ilha idílica de Acácia. O amor profundo que tem pelos seus quatro filhos, obriga-o a ocultar-lhes a realidade sombria do tráfico de droga e de vidas humanas, dos quais depende toda a riqueza do Império. Leodan sonha terminar com esse comércio vil, mas existem forças poderosas que se lhe opõem. Então, um terrível assassino enviado pelo povo dos Mein, exilado há muito numa fortaleza no norte gelado, ataca Leodan no coração de Acácia, enquanto o exército Mein empreende vários ataques por todo o império. Leodan, consegue tempo para colocar em prática um plano secreto que há muito preparara. Haverá esperança para o povo de Acácia? Poderão os seus filhos será chave para a redenção?


3. Um livro publicado este ano que ainda não leste mas queres ler.
Não sei nada sobre o livro, apenas que tem uma capa bonita e um título atractivo. Recomendam-me a leitura? Digam nos comentários.

Sinopse: Jude e o seu irmão gémeo Noah são inseparáveis. Aos 13 anos, Noah é um jovem tímido e solitário que adora desenhar. Jude, pelo contrário, é extrovertida, tagarela e sociável. Três anos mais tarde, tudo se altera. Jude e Noah mal falam um com o outro. Um trágico acontecimento afetou os gémeos de forma dramática… Até que Jude conhece Guillermo Garcia na Escola das Artes, um escultor ousado e bem-parecido que vai ter um papel determinante na vida dos irmãos. O que os gémeos não sabem é que cada um deles conhece somente metade da história das suas vidas e, se conseguirem reaproximar-se, terão a oportunidade de reconstruir o seu mundo.


4. O livro que mais queres que seja publicado no segundo semestre do ano.
Eu sei que isto não vai acontecer, nem aqui, nem em lado nenhum, muito menos neste ano ou no próximo, mas morro para ler "Os Ventos do Inverno". Provavelmente o Martin só publicará o livro quando o sol nascer a oeste e se puser a leste. Quando os mares secarem e as montanhas forem sopradas pelo vento como folhas. Enfim! As imagens ilustrativas são as capas brasileiras. Não sei se são as oficiais ou se foram feitas por fãs, mas são ambas bonitas.


5. Maior desilusão.
Poderia dar como exemplo "Prometo Falhar", de Pedro Chagas Freitas, mas desilusão é quando pensamos que vamos gostar do livro e ele caga na nossa cara. Portanto, uma vez que já estava a contar com uma qualidade duvidosa da obra do Freitas, escolhi "O Retrato de Dorian Gray", de Oscar Wilde, que me desiludiu muito! Já tem opinião no blog.

Sinopse: Dorian Gray é um jovem invulgarmente belo por quem Basil Hallward, um pintor londrino, fica fascinado. Determinado a eternizar a beleza de Dorian numa tela, Basil convence-o a posar para ele. Numa dessas sessões, o jovem conhece Lorde Henry Wotton, um aristocrata cínico e hedonista, que o desperta para a beleza e o seduz para a sua visão do mundo, onde as únicas coisas que valem a pena perseguir são a beleza e o prazer. Horrorizado com o destino inevitável que o fará envelhecer e perder a sua beleza, Dorian comenta com os amigos que está disposto a tudo, até mesmo a vender a alma, para permanecer eternamente jovem e manter a sua beleza.
Fortalecido pelo hedonismo, Dorian trata cruelmente a sua noiva, Sybil Vane, que se suicida com o desgosto. Ao saber do sucedido, o jovem começa a notar certas mudanças subtis na sua expressão no quadro, e constata que é o Dorian do quadro que envelhece e que sofre com a passagem dos anos, ao mesmo tempo que o Dorian real permanece com a juventude e beleza intacta. Um romance gótico de horror com um forte tema faustiano, O Retrato de Dorian Gray é considerado pela crítica como a melhor obra de Oscar Wilde.


6. Maior surpresa.
Sempre ouvi falar tão bem de Agatha Christie, que a famosa Rainha do Crime surpreendia a cada livro, mas o género literário escrito por ela nunca me cativou muito e por isso fui adiando a leitura de "As Dez Figuras Negras". Este ano decidi aventurar-me nessas andanças e adorei. Já postei uma opinião no blog.

Sinopse: Dez desconhecidos que aparentemente nada têm em comum são atraídos pelo enigmático U. N. Owen a uma mansão situada numa ilha da costa do Devon. Durante o jantar, a voz do anfitrião invisível acusa cada um dos convidados de esconder um segredo. Nessa mesma noite um deles é assassinado. A tensão aumenta à medida que os sobreviventes se apercebem de que não só o assassino se encontra entre eles como se prepara para atacar uma e outra vez...
O que se segue é uma obra-prima de terror. À medida que cada um dos hóspedes é brutalmente assassinado, as suas mortes vão sendo "celebradas" através do desaparecimento de uma vez de dez estátuas, as "dez figuras negras". Quantas vão restar? Quem ficará para um dia contar o que verdadeiramente se passou naquela ilha?


7. Novo autor preferido.
Eu sei que só ainda li um livro de Saramago, mas apaixonei pela escrita dele com "Todos os Nomes". Já tem opinião aqui no blog.

Sinopse: O protagonista é um homem de meia idade, funcionário inferior do Arquivo do Registo Civil. Este funcionário cultiva a pequena mania de coleccionar notícias de jornais e revistas sobre gente célebre. Um dia reconhece a falta, nas suas colecções, de informações exactas sobre o nascimento (data, naturalidade, nome dos pais, etc.) dessas pessoas. Dedica-se portanto a copiar os respectivos dados das fichas que se encontram no arquivo. Casualmente, a ficha de uma pessoa comum (uma mulher) mistura-se com outras que estás copiando. O súbito contraste entre o que é conhecido e o que é desconhecido faz surgir nele a necessidade de conhecer a vida dessa mulher. Começa assim uma busca, a procura do outro.


8. Nova "crush"
Não sou pessoa de ter uma "crush" por personagens literárias, mas eu amo os protagonistas da saga "Acácia". Os irmãos Akaran, nomeadamente Corinn e Dariel, são sensuais de um jeito peculiar. Acho-os com pinta e nem é por causa de atributos físicos. O mais novo é um pirata, portanto só isso já é sensual o suficiente, por sua vez, a irmã é uma mulher que seduz com a sua fome de poder. Já postei opinião sobre os dois primeiros volumes: "Ventos do Norte" e "Presságios de Inverno". Em breve sairá opinião do terceiro!

Sinopse do segundo volume: Há muito que o Reino de Acácia deixou de ser governado em paz a partir de uma ilha Idílica por um rei pacificador e pela dinastia Akaran. O cruel assassinato do rei trouxe muitas mudanças e grande sofrimento. Com a conquista do Trono do Mundo Conhecido por parte de Hanish Mein, os filhos de Leodan Akaran são forçados a refugiarem-se em zonas longínquas que desconhecem. Sem tempo para fazer o luto pelo seu pai, os jovens príncipes são separados e jogados à sua sorte num mundo cada vez mais hostil. E é entre piratas, deuses lendários, povos guerreiros e espíritos de feiticeiros que encontram a sua força e a sua verdadeira essência. Entretanto, Hanish continua empenhado na sua missão de libertar os seus antepassados e finalmente entregar-lhes a paz depois da morte. Mas para isso, os Tunishnevre precisam de derramar o sangue dos príncipes herdeiros…
Conseguirá Hanish capturar os filhos do falecido rei Akaran? Voltarão a cruzar-se os caminhos dos quatro irmãos? Estará o coração de Corinn corrompido e rendido à paixão por Hanish ou dormirá com o inimigo apenas para planear a reconquista do Trono de Acácia? E se, de olhos postos na vitória, os herdeiros de Akaran voltarem a sofrer o mais duro dos golpes?


10. Nova personagem favorita.
Pensei em voltar a responder Corinn nesta questão, mas para não ser repetitivo, peguei noutra personagem que me conquistou pela sua capacidade de brincar com os homens sem ser vulgar (ou sendo): Margarida de Borgonha. Já fiz opinião de "O Rei de Ferro e a Rainha Estrangulada" no blog. É uma leitura que recomendo!

Sinopse: O Rei de Ferro - Filipe, o Belo - é frio, cruel, silencioso, e governa o reino sem hesitações. Apesar disso, não consegue dominar a própria família: os filhos são fracos e as esposas, adúlteras, ao mesmo tempo que a sua filha de sangue, Isabel, é infeliz no casamento com o rei inglês - que parece preferir a companhia de homens. Empenhado na perseguição aos ricos e poderosos Templários, Filipe sentencia o grão-mestre Jacques de Molay a ser queimado na fogueira, atraindo sobre si uma maldição que vai destruir o futuro da sua dinastia. Morre nesse mesmo ano, deixando o reino em grande desordem. O seu filho é nomeado rei, mas com a esposa presa e acusada de adultério, é incapaz de gerar um herdeiro e de garantir a sucessão. Enquanto a cristandade espera um papa e as pessoas estão a morrer de fome, as rivalidades, intrigas e conspirações vão despedaçar o reino e levar barões, banqueiros e o próprio rei a um beco sem saída, ao qual só parece ser possível escapar pelo derramamento de sangue.


11. Um livro que te fez feliz.
Eu acho que qualquer livro me faz feliz, desde que me agarre e não seja secante. Portanto, não vou escolher nenhum. Sorry, sociedade. Sou divergente.


12. Um livro que te fez chorar.
Nunca chorei a ler. Talvez seja um coração de pedra? Talvez! Porém, este ano li um livro que me tocou bem fundo do coração: "The Terrible Thing That Happened to Barnaby Brocket". Terminei a leitura com um aperto no peito. Podem ler a minha opinião aqui.

Sinopse: There's nothing unusual about the Brockets. Normal, respectable, and proud of it, they turn up their noses at anyone strange or different. But from the moment Barnaby Brocket comes into the world, it's clear he's anything but ordinary. To his parents’ horror, Barnaby defies the laws of gravity - and floats.


13. Adaptação de livro para filme preferida este ano.
Quem me conhece sabe que não sou muito fã de filmes. Sempre preferi e continuo a preferir as minhas tão estimadas séries. Portanto, o meu leque de escolhas é muito reduzido. Optei por "Em Parte Incerta". Achei a adaptação bastante fiel!

Sinopse: Uma manhã de verão no Missouri. Nick e Amy celebram o 5º aniversário de casamento. Enquanto se fazem reservas e embrulham presentes, a bela Amy desaparece. E quando Nick começa a ler o diário da mulher, descobre coisas verdadeiramente inesperadas…Com a pressão da polícia e dos media, Nick começa a desenrolar um rol de mentiras, falsidades e comportamentos pouco adequados. Ele está evasivo, é verdade, e amargo - mas será mesmo um assassino?
Entretanto, todos os casais da cidade já se perguntam, se conhecem de facto a pessoa que amam. Nick, apoiado pela gémea Margo, assegura que é inocente. A questão é que, se não foi ele, onde está a sua mulher? E o que estaria dentro daquela caixa de prata escondida atrás do armário de Amy?



14. Opinião que mais gostaste de escrever.
Eu ainda não escrevi uma opinião de "Prometo Falhar", mas sinto que vou gostar imenso de o fazer. Se é para falar mal uma pessoa gosta sempre, não é verdade? Só espero mesmo é não falhar como o autor.

Sinopse: Prometo Falhar é um livro de amor. O amor dos amantes, o amor dos amigos, o amor da mãe pelo filho, do filho pela mãe, pelo pai, o amor que abala, que toca, que arrebata, que emociona, que descobre e encobre, que fere e cura, que prende e liberta. O amor. No seu estilo intimista, quase que sussurrado ao ouvido, Pedro Chagas Freitas leva o leitor aos estratos mais profundos do que sente. E promete não deixar pedra sobre pedra. Mergulhe de cabeça numa obra que mostra sem margem para equívocos porque é que é possível sair ileso de tudo. Menos do amor. O amor acontece quando desistimos de ser perfeitos.


15. Que livros precisas de ler até ao final do ano.
Ora bem, tenho imensos livros para ler até ao final do ano, mas há três que estão no topo, por motivos óbvios:
1. "A Quinta dos Animais", de George Orwell, porque li "1984" e apaixonei-me pelo autor. Morro de ansiedade para ler mais obras dele!

Sinopse: À primeira vista, este livro situa-se na linhagem dos contos de Esopo, de La Fontaine e de outros que nos encantaram a infância. Tal como os seus predecessores, Orwell escreveu uma fábula, uma história personificada por animais. Mas há nesta fábula algo de inquietante. Classicamente, atribuir aos animais os defeitos e os ridículos dos humanos, se servia para censurar a sociedade, servia igualmente para nos tranquilizar, pois ficavam colocados à distância, "no tempo em que os animais falavam", os vícios de todos nós e as sua funestas consequências. Em A Quinta dos Animais o enredo inverte-se. É a fábula merecida por uma época - a nossa época - em que são os homens e as mulheres a comportar-se como animais.

2. "Maze Runner: A Cura Mortal", de James Dashner, para despachar a trilogia de uma vez. A série tem vindo a perder qualidade, portanto as minhas expectativas para o último volume estão na lama. Achei o primeiro livro mediano, já o segundo só serviu para encher chouriços. Eu sei que não devia continuar, mas sou masoquista.

Sinopse: Thomas atravessou o Labirinto; sobreviveu à Terra Queimada. A CRUEL roubou-lhe a vida, as memórias, e até mesmo os amigos. Mas agora as Experiências acabaram, e a CRUEL planeia devolver as memórias aos sobreviventes e completar assim a cura para o Fulgor. Só que Thomas recuperou ao longo do tempo muito mais memórias do que os membros da CRUEL julgam, o suficiente para saber que não pode confiar numa única palavra do que dizem. Conseguirá ele sobreviver à cura?

3. "Assim Falou Zaratustra", de Friedrich Nietzsche, porque foi oferecido no meu aniversário e já passaram uns valentes sete meses. Tenho que ganhar vergonha na cara e ler o presente dos amigos! Perdoem-me.

Sinopse: Na vasta produção literária de Nietzsche, o poema filosófico Assim Falou Zaratustra é geralmente considerado como obra fundamental para qualificar a complexa personalidade do apaixonado filósofo. Os princípios de um credo nietzschiano encontram aqui, mais do que em qualquer outra obra, a sua expressão num estilo vigoroso que ora lembra a solenidade dos profetas bíblicos, ora recorda a contundência cáustica e a mordacidade dos enciclopistas. Na figura de Zaratustra, Nietzsche procura delinear o novo tipo de homem a que aspirava. Zaratustra é, de facto, o indivíduo que, tendo passado através de todas as experiências, se encontra «para lá do bem e do mal» e está decidido a tornar-se senhor absoluto das suas próprias paixões, seguindo a moral criadora de um «eu» divinizado. Nascido em Rocken, em 1844, Friedrich Wilhelm Nietzsche veio a morrer em Veimar, no ano de 1900. Os últimos onze anos da sua existência passou-os mergulhado na noite da loucura. Além de ser considerado um dos maiores escritores de língua alemã, Nietzsche foi também um dos pensadores que mais profundamente marcaram a cultura europeia contemporânea.


Já leram algum destes livros? O que acharam?

7 comentários:

  1. Talvez tenhas algumas surpresas com A Cura Mortal ... =D

    ResponderEliminar
  2. Nunca li nada de Gillian Flyn mas está na estante à espera :)
    Tenho o Acácia à espera que compre os restantes para o começar a ler...
    E quanto ao Eu Dou-te o Sol só tenho lido opiniões muito positivas, daí a minha vontade de o ler.
    Nunca li nada de Saramago (Shame on me) e gosto muito de Agatha Christie ;)

    ResponderEliminar
  3. Olá Ludgero,
    Gostei muito das tuas escolhas.
    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
  4. Quero muito ler o "Eu Dou-te o Sol".
    E agora só me falta o "Sharp Objects" para conhecer toda a obra de Flynn.

    ResponderEliminar
  5. Olá!

    Partilho de ambas opiniões em relação a Gone Girl (Em Parte Incerta). O melhor livro que li até agora, este ano, e também uma excelente adaptação ao grande ecrã.
    Também quero muito ler Os Ventos do Inverno, mas sei que não vai ser nos próximos tempos... Sinceramente, já começo a ter dúvidas que os livros sejam realmente publicados.

    ResponderEliminar
  6. "Eu Dou-te o Sol" é, talvez, a pulga que me anda a inquietar mais nestas últimas semanas. Só espero não me desiludir, porque vem para minha casa ainda este ano. :P

    Beijoca

    ResponderEliminar