LUDUTOPIA

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Wayward Pines é como uma pastilha elástica


"Wayward Pines" é uma mini série de apenas 10 episódios da Fox, baseada na trilogia "Pines", de Blake Crouch. Na série, acompanhamos a vida do agente federal Ethan Burke, que tenta localizar dois colegas. No meio dessa investigação acaba por chegar a uma pequena cidade, chamada Wayward Pines. Ethan envolve-se num acidente de carro e é levado para o hospital. Ao acordar, descobre ter perdido todos os seus documentos. As tentativas de ligar para a sua família saem frustradas e ninguém parece acreditar que ele é quem diz ser. Assim, Ethan desconfia que algo de estranho está a acontecer ali. Para piorar, o agente descobre que a cidade está protegida por uma cerca elétrica que impede qualquer pessoa de entrar... ou sair. E ainda que todos os habitantes seguem à risca um conjunto de regras já estabelecidas!

  

Ouvi falar tão bem desta série que, curioso como sou, decidi espreitar e acabei por ver tudo. O burburinho que se gerou à volta dela foi desnecessário. Não é nada por aí além. Não trás um assunto novo. É apenas mais uma série, como tantas outras, que daqui a uns meses será esquecida facilmente como foi falada.

Tendo por base uma trilogia, deixou muito a desejar a nível de conteúdo. Se os livros forem assim, então realmente não valem o custo. Eu, que tinha vontade de os ler, perdi-a logo ao ver a série. Tem pouco sumo. A verdade é que também só fizeram dez episódios, portanto não vou ser mau e dizer que não valem nada. Não sei, nunca os li. Provavelmente devem ter cortado muita coisa, mas penso que o essencial está na série. Então o essencial não me convenceu. Apenas se vê, porque não há nada melhor agora. "Wayward Pines" é como uma pastilha elástica: no início o sabor sabe bem, mas depois é igual a tantas outras.

  


A série, à semelhança de "Game of Thrones", também tem o dom de trocar a personalidade das personagens. A enfermeira Pam, que no início parecia má, episódios depois adoptou uma postura mais dócil. Oi? O que é que eu perdi? Tudo bem que conhecemos melhor o passado dela, mas ainda assim foi estranho ver essa mudança. A enfermeira no início e a meio da temporada têm personalidades totalmente díspares!

Não é uma série que surpreende, à excepção do plot twist que é revelado a meio. O resto não é novidade. Tem mesmo algumas partes previsíveis, como a chegada de algumas pessoas à cidade e o/a líder do grupo de rebeldes, por exemplo. Todavia, achei o final inesperado! Tanta morte, tanta lágrima derramada e sangue espalhado para nada. No fim voltou tudo ao mesmo! Mas, ainda assim, gostei do que apresentaram: um ciclo sem fim. Uma espécie de "all this has happened before, and all of it will happen again", como na série "Battlestar Galactica".

Já li por aí que acham a série uma obra de arte. Não concordo. Se assim fosse, a série não seria facilmente resumida em duas ou três frases. 


6 comentários:

  1. Os livros não têm nada a ver, neles não existe a primeira geração e bastantes coisas são diferentes, então o fim nem se fala ...

    ResponderEliminar
  2. Olá :)
    Realmente ouve-se muito burburinho à volta desta série mas por acaso nunca me despertou muito a atenção.
    E pelo que disseste acho que vai mesmo ser uma série que me vai passar ao lado.

    ResponderEliminar
  3. Ouvi falar imenso na série enquanto ainda dava e agora já pouco ou nada vejo sobre a mesma. Apesar de ter tido alguma curiosidade, sempre pensei que me iria desiludir ou que não fosse tudo aquilo que pintavam. Pois bem, ao que parece não me enganei x)

    ResponderEliminar
  4. E eu que estava tão entusiasmada para começar a ver! Tenho que opinar depois :)

    Isa,
    http://isamirtilo.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Houve uma altura em que só se falava desta série aqui pela blogosfera. Pelo que vi no trailer, fez-me lembrar uma versão mais sombria do filme "The Truman Show" com o Jim Carrey. Está na minha 'watchlist' há imenso tempo, tenho que arranjar coragem e começar a vê-la para poder opinar :)

    Ricardo, The Ghostly Walker.

    ResponderEliminar
  6. Olá Ludgero,
    Confesso que via a série e gostei bastante. Apesar de algumas coisas um pouco mais previsíveis, mas adorei o final e tenho pena que tenha ficado apenas com uma temporada.
    Quanto à evolução da Pam, julgo que foi um pouco brusca demais.
    Bjs

    ResponderEliminar